segunda-feira, 5 de julho de 2010

A Beatificação de Dunga

Por Mayer Kafrouni - Voltar pra casa é sempre muito emocionante. Depois de tanto tempo longe do aconchego do lar, nada como voltar para o seio da família e poder enfim descansar, colocar as idéias no lugar e até tirar um sono gostoso. Bom, pelo menos para Dunga é isso mesmo.

Não sou do tipo que fica apontando culpado e nem aquele que inocenta todo mundo com um discurso a lá Neto. Mas depois de uma convocação no estilo "coerente" de Dunga, eu notei uma incoerência tamanha na volta das "dunguetes" para casa.

Para começar, jogadores foram hostilizados, criticados, mal tratados, xingados e um ou outro gato pingado deu apoio a eles. E o Dunga? Foi recebido com aplausos, entrevistas carinhosas e apoio de grande parte da população. Foi tão grande que por um tempo achei que o tópico #CalaBocaGalvão iria ser substituído por #FicaDunga. Nada aconteceu, porém tem muita gente apoiando o mestre dessa trupi brasileira na Copa. É ai que entra a incoerência.

Veja, ninguém aqui pode negar que a seleção brasileira é um timaço. Jogadores de excelente nível, categoria e grande individualidade. Qualquer seleção teria medo sim de enfrentar jogadores como esses. Por mais que muitos encontrem erros na convocação do Dunga, está claro que ele pegou grandes jogadores. Mas por que deu errado? Dunga não soube montar um grande time com esses grandes atletas. Escalou pessoas certas nas posições erradas. Colocou Lúcio para avançar na ausência de alguém ligar o meio de campo com o ataque. Lúcio é um baita zagueiro. Sim, zagueiro! Kaká é um grande atleta, mas se Robinho fica muito avançado ele não joga sozinho. Daniel Alves não joga na seleção na mesma posição que joga no Barça, ai é notável que fica perdido em campo. Se ninguém toca a bola pra Luis Fabiano, ele não é igual Paulo Nunes (!) que ia voltar para buscar a bola. Sendo assim, Dunga armou muito mal o time. A culpa é então, como bem destacou o Desmanche, do Dunga. Só dele. Uma seleção com esses mesmos jogadores - incluindo Felipe Melo - mas com um esquema tático ofensivo, pra frente, com apoio no meio de campo iria arrasar nesta Copa, com toda certeza. Como fazer esse esquema, ai não é comigo.

"E a incoerência meu amigo Mayer?" você deve estar se perguntando. É essa: os brasileiros apoiam Dunga e não apoiam os jogadores? O camarada fez tudo errado nesta Copa, desde isolar os jogadores de todos, de criar uma guerra entre ele e a Globo, de fazer da impressa o maior adversário do Brasil na Copa, e usar a seleção como escape para suas decepções pessoais e depois disso tudo a culpa é dos jogadores? Você assisti a entrevistas dos jogadores após a derrota e nota a tristeza, o choro deles. E é sincero. Uma tristeza que não se viu na seleção de 2006. E o Dunga? Tudo o que ele disse foi: "meu trabalho com a CBF acabou". Só isso? O suficiente para o pessoal fazer dele um herói, um santo nacional. Frases de apoio a ele nas redes sociais são mais comuns do que as que citam Larissa Riquelme.

Dunga já é santo, virou mártir da Copa, o anti-Globo que todo mundo queria. E eu? Virei anti-torcedor do Brasil, afinal eles são incoerentes pra caramba.



Mayer Kafrouni é designer, idealizador da The Flaming Pie (junto com Soraia Kafrouni) e comentárista meia-boca de futebol. Sua TV fica obrigatóriamente ligado nas quartas e domingos (e quinta e segunda também, afinal, tem bate-bola do dia seguinte).

25 comentários:

Leandro "Lemão" Lourenço disse...

É, achei meio estranho isso também.

Mas brasileiro precisa entender também que quando se perde, é preciso dar o mérito para o adversário. Isso não inocenta o Dunga, mas também não temos tantos jogadores bons como no passado.

Ele errou, mas nada garante que seria diferente se tivesse levado esse ou aquele. Acho que o problema foi como ele errou.

O Brasil é um país estranho.

5 de julho de 2010 às 15:41
Marcelo Mayer disse...

HAHAHHAA
sensacional a foto

5 de julho de 2010 às 16:16
James disse...

Dunguismo virou religião. era só o que faltava.

5 de julho de 2010 às 18:52
Rita disse...

Concordo com seu ponto-de-vista. Se esse time fosse bem colocado em campo, as coisas poderiam ser diferentes, pode crê. Mas erro pior foi o Dunga criar uma guerra pessoal contra todos, incluindo o torcedor.

Que cara asqueroso. Foi tarde.

5 de julho de 2010 às 18:55
Gustavo Moura disse...

Ir para aeroporto hostilizar jogador é no minimo nojento. Se fosse o Ricardo Teixeira, até iria, mas jogador não.

Viram esse excelente video do Mauro Cezar? http://bit.ly/ckoALl - Excelente analise.

Mas quanto ao texto, além de ter sido umas das melhores resenhas e post deste site, o problema da seleção é mais embaixo, envolve muito mais a CBF talvez.

5 de julho de 2010 às 20:49
Mayer disse...

Gustavo, vi sim esse post do Mauro Cézar. Genial a analise dele. Alias, ele é um figuraça, apesar do jeito sério, é um dos mais engraçados aqui no centro de impressa (!).

Quanto ao Ricardo Teixeira, é...ele é culpado de muita coisa. O futebol brasileiro é essa bagunça hoje devido a administração "teixeiristica". Bom, os outros da trupi do Desmanche podem falar melhor do que eu sobre esse assunto.

5 de julho de 2010 às 20:59
Henrique Rika disse...

"Virei anti-torcedor do Brasil, afinal eles são incoerentes pra caramba." Genial

5 de julho de 2010 às 21:13
Gustavo disse...

Assino em baixo com o que você disse ai Mayer, mas eu trocaria "Dunga" por Ricardo Teixeira, com toda certeza. Ele sim errou com a seleção. Como o amigo Mauro Cezar disse, Dunga foi bode expiatório para ocultar os erros da CBF

5 de julho de 2010 às 23:17
Andressa disse...

só pq ele comprou briga com a Globo ele recebe tanto confete assim? Absurdo

5 de julho de 2010 às 23:49
Desmanche de Celebridades disse...

Isso acontece pq o brasil é um país patrimonialista meia boca, que acaba inocentando os que mandam e culpando os que são mandados.

6 de julho de 2010 às 12:55
Desmanche de Celebridades disse...

E a final da copa hein?

chuto Holanda x Espanha

Só pra termos um campeão inédito.

6 de julho de 2010 às 12:56
Desmanche de Celebridades disse...

Que dó do Uruguai hein galera!?
Esse sim um time heróico.

6 de julho de 2010 às 17:52
Gustavo disse...

Fólan é um dos maiores destaques desta Copa

6 de julho de 2010 às 22:33
Anônimo disse...

verdade desmanche. foi muito massa o jogo. que desespero no final né.
laurindo...

7 de julho de 2010 às 00:43
Mayer disse...

Uruguai foi a mais agradável surpresa desta Copa.
SE mantiverma firme diante da França - mesmo a França jogando mal pra burro. Acabou com o México, um time mais forte e detonou a torcida sulamericana. Digo detonou e arrasou guardada as devidas proporções...ainfal é o Uruguai.

Fórlan jogou como meia mais que Messi, Kaká e na minha opinião, o meia holandês. Ele foi mais eficiênte, sem dúvida.

A melhor campanha dos times sulamericanos. Eu nesta Copa estou torcendo para a Holanda, mas ontem no fundo queria que o Uruguai fosse pra final. Eles mereciam. Se o Uruguai pegar a Espanha na disputa do 3o lugar, é capaz do Uruguai vencer.

7 de julho de 2010 às 09:30
James disse...

Esse post é sobre o Uruguai ou o Dunga?

7 de julho de 2010 às 09:32
Mayer disse...

é sobre futebol ué...cada um que aparece hein...

7 de julho de 2010 às 09:33
Desmanche de Celebridades disse...

É um blog, não uma dissertação de vestibular. Temos a liberdade de fugir do tema e conversar sobre temas variados.

7 de julho de 2010 às 10:25
Mayer disse...

Por exemplo, o que é mais gostoso falar: Mortadela ou Mortandela?

Mortandela tá errado, mas é mais legal de falar..não acham?

7 de julho de 2010 às 11:08
Desmanche de Celebridades disse...

Mayer, vc diz que tava torcendo pra Holanda. Mas digam: era impossivel assistir um jogo do Uruguai nessa copa, e não começar a torcer pelos uruguaios, mesmo que no meio da partida. Foi disparado o time mais carismático e empolgante dessa copa.

7 de julho de 2010 às 11:23
Mayer disse...

Sim, mas veja. O motivo pela minha torcida para a Holanda é que eles merecem um titulo..não digo esse time, mas esse país, merece um titulo da Copa, pois eles sempre que entraram em Copa, deram muito trabalho. Brasil que o diga, em 1994 e 1998.

O Uruguai entrou, mas ninguém botava fé. Tanto que o Marcelo disse em um post, que o Uruguai mostrou ao que veio, quebrar tudo...mas não foi o que aconteceu...eles ganharam dimensões incriveis, jogos emocionantes. Posso dizer que dos 3 jogos mais emocionantes desta Copa, 2 o Uruguai estava presente, pelo menos.

Assim, eles foram me conquistando. Quanro deu eles contra Holanda na semi, era inevitável não torcer para os uruguaios. Alemanha e Uruguai na Final seria o mais justo, pois Holanda ta ganhando, mas não mostra garra como os uruguaios.

Fólan é o cara desta Copa.

Pronto, falei, foi quase um post

7 de julho de 2010 às 11:59
Gustavo Moura disse...

Se não, mas se desse Brasil e Uruguai, Uruguai ganhava.

7 de julho de 2010 às 12:09
Desmanche de Celebridades disse...

É...a Holanda merece uma Copa no currículo por toda a sua história no futebol.
Que fique com eles, já estão perseguindo isso faz tempo.

7 de julho de 2010 às 13:35
Mayer disse...

Que não fique com a Espanha...um combinado Real Madrid x Barcelona, que tem milhares de jogadores estrangeiros nos times, sem chance para a molecada espanhola...que isso não seja visto como preconceito...

7 de julho de 2010 às 13:51
Leandro "Lemão" Lourenço disse...

Sabe o qu é bom Mayer, é que mesmo sendo um combinado entre Barcelona e Real cheio de estrangeiros, os caras ainda conseguem revelar grandes jogadores. Não é o caso da Itália, por exemplo, que teve a Inter de Milão na final da champions e não tinha UM italiano como titular.

Mas ainda prefiro a Holanda. A Espanha precisa sentir o gostinho de ser vice antes de ganhar a taça.

8 de julho de 2010 às 10:44