domingo, 11 de julho de 2010

Enfim, o campeão do mundo


por Marcelo Mayer

Quem criticou Dunga e ao mesmo tempo viu sabedoria, raça, empenho e beleza em Holanda e Espanha caiu em contradição. Ou pior: são, esses torcedores turistas, que possuem dez times do coração e acham que futebol é resultado.
Nada mais chato que duas seleções européias jogando. Minto, mais chato que isso é o argumento que por ora tenho que ler ou ouvir que jogo bonito não ganha jogo, que futebol é número e que campeonato emocionante é o espanhol. Que final chata! Eu vi onze Felipes Mello contra onze Zinhos, além de um ataque holandês com Dagoberto way of life de jogar. Me deu, por incrível que pareça, saudades da final de 1994. E isso foi assustador. Se Robben jogasse no Guarani ou no Cascavel FC seria compreensivo os gols perdidos, mas não numa final de copa do mundo.
Porém, enfim, conheci o campeão mundial de 2010. Voltei a ver o futebol humano, sem frescura, proveitoso e desonesto quando precisou ser. Vi a camisa 10 ressurgir, vi um gol de pênalti ser um golaço, vi a mão de Deus entrar em cena de novo, vi que o futebol realmente não mudou. E antes que imbecis e chatos defensores do futebol resultado, mecânico e chutões pra frente dignas de um Muricy Ramalho LTDA venham aqui com seus argumentos baratos, eu digo: eu gosto é de futebol e muitíssimo obrigado, Uruguai!

35 comentários:

Fefê disse...

Eu acho que é meio inconcebível você taxar a Espanha de futebol de resultados. São os campeões merecidamente, e foram campeões jogando bonito, o que me deu mais alegria. A vitória da Espanha foi uma vitória para o futebol.

11 de julho de 2010 às 18:45
Marcelo Mayer disse...

eu não vi um jogo bonito da espanha. além de ter sido um dos ataques mais fracos.
se vc reparar bem no texto, estou criticando a forma como os europeus jogam e como é chato esse tipo de jogo que contamina cada vez mais o nosso querido futebol. ainda mais que o texto foi escrito antes do apito final do juíz... enfim. não desmereço a vitória da espanha, mas tb não vibro com um time desses.
a holanda perdeu por burrice. dois gols da copa foram jogados no lixo. e tb se fosse a holanda campeã, teria a mesma opinião.
enfim, quarta o barsileirão volta e minhas esperanças de jogo humano voltam a nascer

valeu pela visita!

abraços

11 de julho de 2010 às 19:07
Mayer disse...

Eu também digo: o campeão do mundo foi o Uruguai.
E digo mais: daqui há 10, ou 20 anos, as pessoas vão lembrar da Copa 2010 e o time mais lembrado será o Uruguai. Esse sim, jogou bonito, fez frente.

Fernando, foi merecido sim o titulo da Espanha, mas não jogou bem não. Uma campanha das piores na primeira fase e uma oitava de final horripilante.

Vitória para o futebol foi ver o Folán jogar. E eu fui mais feliz que Paul, o polvo, pois aqui no Desmanche, ainda na primeira fase eu disse: Folán vai ser o cara da Copa...e polvo é horrível diga-se de passagem

11 de julho de 2010 às 21:12
Rita disse...

Mas Marcelo, o Mayer fez um post sobre como é ruim futebol de resultados, onde ele fala da importância do jogo bonito etc, e vc comentou que o importante é o seu time ganhar não é? E agora vc diz que futebol de resultado é ruim? Se explica melhor:

Artigo é esse:
http://futeboldesmanche.blogspot.com/2010/06/diga-nao-ao-futebol-de-resultados.html

e Seu comentário é:
eu gosto de futebol bonito, claro. como ver o santos é de enorme satisfação, mas meu lado torcedor fala muito alto e quando meu timão ganha, dane-se se o jogo foi bonito ou não. é claro que torço pelo futebol, mas o resulto me interessa muito na hora de tirar com a cara do outro. porque futebol tb se faz nisso.

futebol bonito é dos outros. quando se trata de meu time de coração, não importam os meios... hehehe

11 de julho de 2010 às 21:24
Mayer disse...

Rita, pára vai hehehe..

Como diz um dos colaboradores do Desmanche...afff

11 de julho de 2010 às 21:47
Marcelo Mayer disse...

pois é, rita... se vc é uma analfabeta funcional, o problema é só seu, né?

"meu lado torcedor"

"futebol bonito é dos outros. quando se trata de meu time de coração, não importam os meios... hehehe"

exatamente, eu adoro futebol e sou corinthiano. e quando se é do corinthians, eu quero ver ele ganhar.

existe uma baita diferença entre lado torcedor e lado racional.

ai ai... esses torcedores turistas hehehe

11 de julho de 2010 às 22:11
Gustavo Moura disse...

Pela primeira vez terei que concordar plenamente com vocês e descordar com o pessoal da ESPN. PVC e Mauro Cezar disseram que a Espanha jogou bonito nesta Copa e que trouxe o futebol bonito de novo. Nada haver.

O Desmanche está mais coberto de razão do que o malucos da ESPN

11 de julho de 2010 às 22:42
Leandro "Lemão" Lourenço disse...

Eu gostei do Uruguai nessa Copa também, torci pros caras. Mas convenhamos que futebol bonito eles não mostraram. Foi muito mais na raça, vontade e uma pitada de sorte que chegaram tão longe.

Tirando o Forlán, não tem nenhum outro jogador brilhante. Mas serve como um estímulo pra eles, ver se começam a profissionalizar o futebol do país que é um lixo.

Quanto a Espanha, acho que mereceu. Procurou sempre o gol, nunca jogou na retranca e não é por ter feito poucos gols que deve ser taxado de futebol feio. Vale lembrar que Portugal meteu 7 num único jogo que não valeu nada.

11 de julho de 2010 às 22:53
Mayer disse...

Leandro, seu ponto de vista é valido, mas é uma pena que a campeã não tenha dado emoção nos jogos. Não causou impacto e não mostrou futebol que dá brilho nos olhos. Já o Uruguai, foi valente, não medou diante de gigantes e atrapalhou a vida de muita gente. Creio que o Uruguai poderá ser agora o que a Holanda é hoje: nunca ganha uma Copa, mas entra pra atrapalhar a vida dos times, ser pedra na chuteira. Os jogos do Uruguai foram incríveis, muita emoção. E isso andava fazendo falta no futebol...que bom que eles estavam lá nesta Copa.

11 de julho de 2010 às 23:03
James disse...

É galera, sem querer ser saudosista, mas fazemos parte uma geração em que seleções campeãs do mundo não dão brilho.

Desde 1994, o futebol ficou feio:
94- Brasil ganha, mas não encanta
98- França ganha com desconfiança
02-Brasil ganha bonito, mas longe do ideal
06- Itália vence com desgosto
10- Espanha vence como um dos piores ataques de todos os tempos, com média de 1,0 gols por partida.

Vai demorar muito para termos um futebol bonito e alegre que vimos em 1970, 1974, 1982 e até em 1990...

Ruim para nossa geração, mas pelo menos as transmissões de nossa época são melhores hehe

O consolo é que vimos um novo craque como nos velhos tempo aparecer, Forlán!

11 de julho de 2010 às 23:25
Marcelo Mayer disse...

pois é, a ESPN viu fitebol bonito da Espanha não sei aonde

viu, como somos imparciais, rita?

11 de julho de 2010 às 23:49
Desmanche de Celebridades disse...

Minhas conclusões sobre as dicussões desse post:

1. Rita lembrava do que Marcelo tinha escrito há 3 semanas atrás;

2. Rita deve entrar nesse blog uma média de 17 vezes por dia.

Obrigado,

Fui! Auá(Grito de guerra do ex-jogador Dinei do Corinthians)

12 de julho de 2010 às 00:59
Marcelo Mayer disse...

eu ainda suspeito que Rita seja um fake.

12 de julho de 2010 às 07:02
Henrique Rika disse...

Caramba, será que só vocês aqui perceberam o quanto a Espanha fez uma campanha horrível e ganhou uma Copa de modo feio e bizarro? Tá todo mundo elogiando a Espanha.

Desmanche é o canal!

12 de julho de 2010 às 09:54
Fefê disse...

De fato, a Espanha não deu emoção quando era de se esperar que desse, e nesse ponto o Uruguai leva o ouro fácil. Mas analisando friamente, em se tratando de JOGAR FUTEBOL, só a Alemanha foi superior a Espanha, e o Uruguai tem um futebol medíocre, com muito mais raça e vontade do que futebol mesmo.
Pode ser mau de Santista, mas eu gosto de ver futebol ousado, de passes inusitados e dribles, de não ter medo de atacar. E isso a Espanha vem fazendo há algum tempo, apesar de não ter demonstrado isso nessa Copa até a semifinal.

12 de julho de 2010 às 10:53
Anônimo disse...

KKKKKKKKK
mal de santista foi foda. agora chutou o balde, como se o santos fosse a escola do futebol-prima
HAHAHAHAHAHAHAHAA
santistas estão ficando iguais são paulinos. KKKKKK

enfim, foi uma péssima eurocopa e copa chata
a Espanha foi sim o melhor time, mas em dois anos dessa geração, se vc me dizer um jogo bonito desses caras, eu paro de comentar aqui

12 de julho de 2010 às 12:14
Desmanche de Celebridades disse...

Bom, discordo que a Espanha jogue um futebol feio, apesar de não ser um time empolgante.

O time da Espanha é bastante inteligente, isso sim. Joga de acordo com a conveniencia de cada jogo, sente as necessidades de cada partida, e induz o adversário a jogar como ela(Espanha)quer. É um time que impõe o seu ritmo, não deixa o oponente jogar, diminui e acelera o confronto quando bem entende. Sabe esfriar uma partida quando precisa, e esquentar ela a seu favor também. Os caras também tem um toque de bola muito bom, e usam isso a seu favor. Tudo isso que falo, observei principalmente no jogo dos espanhóis contra os alemães. A Espanha simplesmente gelou a correria da mulecada alemã.

Com isso a Espanha sempre acaba atacando mais, e tendo chances de gols mais claras do que os seus adversários.

Se precisam destruir, amarrar, e truncar o jogo, é isso que fazem. Se precisam acelerar, construir, e ir pra frente, fazem também. Time que alterna variáveis, executando elas bem. Não é o mesmo time o tempo todo dentro de campo. Se fosse só um desses dois estilos teria perdido a copa.

E que fique claro uma coisa. Em todos os jogos, a Espanha buscou vencer o confronto. Foi pro ataque, buscou o gol, tentou evitar prorrogações e penaltis.

Ontem teve inúmeras oportunidades pra marcar, basta ver um compacto de melhores momentos da partida, mas é um time que perde muitos e muitos gols. Talvez o maior defeito desse time.

Se a Espanha fez poucos gols nessa Copa, não foi por falta de ofensividade, nem por falta de oportunidades claras, mas sim por que os caras perdem chances de gol a esmo, impressionante. Teriam goleado honduras, chile, portugal, se tivessem mais objetividade pra finalizar.

Davi Villa é bom, mas perde gols demais. Talvez se Fernando Torres tivesse na sua fase aurea. Falta um matador pra esse time.

E também acho que um time campeão precisa de uma boa defesa né? Os caras tomaram só dois gols cagados a copa toda, e ninguém pode falar que jogaram na retranca pra conseguir isso.

12 de julho de 2010 às 12:18
Mayer disse...

Pois é Desmanche, mas em certo ponto concordo com o James ai em cima...

Você espera 4 anos pra ver um joguinho e um timinho sem vergonha sendo campeão? Jogam bem sim, tocam bem a bola, sabem prender o adversário, mas e dai? É Copa do Mundo e cadê o brilho? Faltou isso nessa Copa...em 2006 também...2002, 1998 e por ai vai...

Vai chegar 2014 e vamos ter que aguentar um time assim sendo campeão de novo? o futebol anda chato demais...

12 de julho de 2010 às 12:32
Marcelo Mayer disse...

por isso adoro a imparcialidade daqui. todos os "colunistas aqui" vão acabar brigando uma hora.
e isso sim, é divertido

12 de julho de 2010 às 12:33
Desmanche de Celebridades disse...

Bom, pra mim já é uma melhoria que o campeão dessa copa tenha sido um time que em seus jogos buscou vencer e construir o resultado a maior parte do tempo. Na última Copa, por exemplo, a Itália jogou na retranca e nos contra-ataques, a ponto de ter forçado a decisão por penaltis contra a França(que tentava ganhar o jogo)na partida final. Pelo menos isso não aconteceu. Quem sabe isso já não seja um começo, hahaha.

12 de julho de 2010 às 13:59
Gustavo Moura disse...

Pelo menos isso né Desmanche

12 de julho de 2010 às 14:32
Gustavo disse...

Quem ganhou ou deixou de ganhar não importa.
É sempre bom a cada 4 anos uma oportunidade para ter jogos todos os dias, noticiário sobre a Copa 24h, transmissões dignas etc. Foi divertido poder ter jogos passando a todo instante na tv

12 de julho de 2010 às 14:44
Leandro "Lemão" Lourenço disse...

E o Forlán vai jogar no São Paulo.

12 de julho de 2010 às 18:28
Anônimo disse...

só são paulino acha que esse cara vai mesmo trocar a europa pelo são paulo. já ouvi de são paulino que o sonho de cristiano ronaldo era jogar no são paulo.
eu ouço tanta besteira vindo de são paulino, mas tanta. a última pérola foi sobre a reformulação da seleção num blog sobre o time. metade do time do são paulo tinha que tá na seleção. até diego, um lateral que nem no profissional estreou ainda.
assim como já ouvi só os são paulinos, claro, dizeram que rogério ceni é uma lenda viva do futebol. adoro essa torcida que me faz rir. rogério ceni? aquele que mentiu pra meio mundo pra trocar o são paulo pelo chelsea e voltou com cara de bosta? KKK
isso ai seus abestalhados do desmanche. já estou esquentando os temas para o brasileirão

anônimo chato

12 de julho de 2010 às 18:52
Desmanche de Celebridades disse...

Então Anônimo chato, de certa forma a CBF também acha isso. Nessa Copa tinha Kaká, Luís Fabiano, Julio Batista, Josué...tudo ex tricolor, e olha que maravilha, hahahaha. Em 2002 o Ceni era terceiro goleiro, e em 94 o Raí perdeu posição pra quem? Zinho, Mazinho?Sei lá.
A vdd é que o SP pode ser um time multicampeão e tal, mas quando o assunto é seleção brasileira nunca serviu pra nada.

12 de julho de 2010 às 19:06
Mayer disse...

anônimo chato, o negócio é o seguinte:
Eu sou são-paulino, e nem por isso acho mil maravilhas. Alias, até o Marcelo Mayer diz que sou o são-paulino mais Corinthiano que tem. Acontece que é verdade sim que muito estrangeiro fala em vir para o SPFC. Quer saber porque? Porque o marketing internacional do SPFC é muito forte. Querendo ou não, é o time mais internacional do Brasil. Muita molecada quer jogar no Barcelona, pois o Marketing que fazem em cima desse time é muito forte fora da Espanha. E por ai vai. O Juca Kfouri disse que a CBF deveria parar de fazer da camisa da seleção seu cartão de visita e sim fazer as camisas dos clubes, para valorizá-los lá fora. Concordo com ele. quem sabem assim, outras pessoas digam que querem jogar no Corinthians, no Flamengo ou no Ibis, mesmo que seja da boca pra fora. Isso se chama marketing esportivo, auto-promoção ou lobby, como queira, viu seu abestalhado? hehehehe

12 de julho de 2010 às 19:32
Desmanche de Celebridades disse...

Ai gente, na boa...repararam que hj a Espn tava com um discurso meio mudado com relação à final e à Espanha? Sei não hein. Andaram lendo vcs.

12 de julho de 2010 às 19:52
Desmanche de Celebridades disse...

Laurindo, estou sentido falta de suas polêmicas aqui no blog. Por favor, venha aqui comentar e arrumar encrenca com alguém(pode ser comigo). Vamos deixar todos impressionados com a falta de seriedade(graças a Deus) desse blog de futebol.

12 de julho de 2010 às 19:56
Marcelo Mayer disse...

laurindo... para de assistir Lóki e venha falar de futebol.

12 de julho de 2010 às 20:58
Leandro "Lemão" Lourenço disse...

Ó os curintianos com inveja. Tudo bem que o Forlán não venha jogar no São Paulo, mas já repararam que esses boatos nunca envolvem os times mais "caseiros"? É bem o que o Mayer disse mesmo.

Sobre os são paulinos na seleção, acho que existe um exagero. Em 2002 o Corinthians tava em alta. O Brasil ganhou, mas Vampeta, Ricardinho e cia foram tudo reserva. Tudo bem, podem dizer que eles são pé quente que eu acredito.

E Foda-se se o Forlán não vier. Ainda assim o São Paulo é o maior ganhador de títulos do Brasil.

(y)

13 de julho de 2010 às 10:07
Desmanche de Celebridades disse...

Mas Lemão, vc misturou as coisas aê.

Eu mesmo falei que o SP é o maior ganhador de títulos, e tbm não falei que o timão foi ou é importante em termos de seleção brasileira. Mas concorde vai, o SP tbm nunca foi importante em termos de seleção brasileira.

13 de julho de 2010 às 10:18
Marcelo Mayer disse...

fato: o brasil nunca foi campeão sem um corinthiano no time
hahahaha

lado torcedor, rita

13 de julho de 2010 às 17:13
Fefê disse...

Porra, o São-Paulo é (ou ao menos vem sendo nos últimos anos) o time mais chato e burocrático de se ver jogar. Ganhou todos os últimos títulos no papel, sem brilho. A cara do Dunga. Não é de se admirar que tenha havido meia dúzia de ex-bambis nesta Copa. Ganso, Ronaldo e Roberto Carlos, jogadores gênios, não passaram nem perto. Resultado: fodemo-nos.

13 de julho de 2010 às 21:25
Leandro "Lemão" Lourenço disse...

Roberto Carlos gênio? Só se for o cantor! (Segundo a Globo, claro!)

14 de julho de 2010 às 10:24
Fefê disse...

Roberto Carlos já foi, sim, um gênio do futebol. Claro, quando era jovem e foi o melhor lateral do mundo. Mas, ainda hoje, ele tem futebol pra ter ido pra África. Ou você gostou da atuação de Michel Bastos e Gilberto (dois jogadores que, a propósito, NÃO são laterais)?

15 de julho de 2010 às 14:38