sábado, 3 de julho de 2010

Bye Bye Brasil !


por Desmanche de Celebridades

Futebol brasileiro é alegria, sorriso, festa e descontração. O que vimos nessa Copa foi uma seleção sisuda, tensa, e preocupada em provar aos outros que podia ser melhor do realmente era. Reflexos da personalidade de um treinador, e da mentalidade Dunguista que foi sendo implantada ao longo destes anos no Brasil.
Dunga não montou um time pensando nas possibilidades de ganhar uma Copa do Mundo, mas sim para ser criticado, e poder dar a volta por cima com relação a essas críticas. Um técnico que parece ter usado essa Copa, para se livrar de suas próprias "questões" pessoais. Isso explica, em partes é claro, o fato da seleção brasileira(que sempre teve como uma de suas características o poderio ofensivo) ter como principal esperança nessa Copa o seu sistema defensivo. Explica também, a ausência de meio-campistas criativos, dribladores, e que dariam ao time maiores opções de ataque. E olha que tínhamos opções: Ronaldinho Gaúcho, Ganço, Diego, e por aí vai. Explica a convocação de diversos volantes previsíveis, que sabiam defender, segurar um resultado, mas não atacar e reverter uma situação adversa. Explica depositarmos nossas esperanças de genialidade ofensiva num Kaká meio machucado (mas que até fez uma boa Copa) e num Robinho sempre muito questionado sobre seu poder de decisão.
Ou seja, o que parece na minha opinião, é que o Dunga montou um time que reflete bem o que ele sempre foi no futebol. Questionado, duvidado, defensivo, previsível, pouco criativo, precavido, retranqueiro, preocupado com o resultado, nervoso, raivoso, que nunca convence mesmo nas vitórias, e tentando calar a boca de todo mundo ao mesmo tempo em que pede apoio e torcida. Me admira o Dunga ter toda essa necessidade de provar que pode vencer sendo ele mesmo por que, afinal de contas, ele é um tetra-campeão mundial, e ja levantou essa taça uma vez. Não Dunga, não é apenas jogando feio como você que se ganha uma Copa do Mundo. Você não vai poder provar isso para ninguém.
Me lembro do Júlio Cesar dizendo para o Lula ir morar na Argentina só por que o presidente comentou que o Messi jogava muito. Falou alguma mentira? Esse discurso patriótico, nacionalista, muito ligado à idéia de "ame-o ou deixe-o", que me faz pensar nos tempos da ditadura (que segundo o Dunga não pode ser criticada por aqueles que não viveram nela, hahahaha) é muito Dunguismo. Nosso técnico parecia querer passar a idéia de que se não for pra falar bem da seleção, então cale a bola. Isso é militarismo puro, é ver o futebol como guerra. Alias, esse treinador nem cumprimentou o Lula direito. Devia se achar detentor do cargo mais importante que existe.
Pô Dunga, é futebol cara! É emoção, catarse, provocação...mas no fim é só zoeira rapá. Até quando você ergueu a taça de campeão da Copa em 94, o fez com palavrões de ódio e rancor nas veias. Mas dessa vez não tínhamos Romário meu amigo. Tínhamos você, que quis ser o centro das atenções (por isso convocar jogadores que você mantinha sobre seu total controle e tutela, os seus pseudo-operários) mas só com você não dá, não se engane.
Enfim, não vou fazer mais "analises" técnicas e táticas, por que isso todo mundo já fez. Queria só falar essa minha idéia sobre o Dunga mesmo. E Laurindo, como você me disse em off, o Felipe Mello entregou. Você me falou que ele entregaria num jogo qualquer, lembra? Realmente aconteceu. E custou a desclassificação.
E o milagre uruguaio hein? Foi uma das coisas mais incríveis da história da Copa.

Abraços.


21 comentários:

Marcelo Mayer disse...

é... é...
o brasil criou o hábito da obsessão. esquece os talentos. o brasil joga, e não bate mais uma pelada, uma bola. o brasil aprendeu a jogar futebol e esqueceu de jogar bola. simples.
sabe aquele comercial da brahma? do "vai encarar?"? pois é, eu queria ver agora um publicitário com uma luz e fazer um comercial da heineken com os dizeres: "cai pra dentro", "bora" ou algo parecido.

agora, vamos a algumas frases que o futebol BRASILEIRO nos proporciona:

dunga: eu não posso falar da escravidão, eu não estive lá

bruno do flamengo: quem aqui nunca bateu numa mulher?

felipe melo: eu não quebrei a perna do robben. se eu quisesse eu teria deixado uma cicatriz. a expulsão foi injusta

bom, se a gente for discutir tais atos e manifestos, vamos acabar discutindo a sociedade brasileira.

é... é...

3 de julho de 2010 às 00:56
Marcelo Mayer disse...

ah, laurindo... vejo a expressão "dunguismo" em todo lugar... tá recebendo algum trocado pela sua idéia de expressão que simboliza uma forma de vida e conduta?

3 de julho de 2010 às 01:15
Desmanche de Celebridades disse...

Bom Britu, eu e o Laurindo sempre usamos as expressões e idéias um do outro sem termos que pagar.
Então Laurindo, nem vem cobrar de mim hein!?

3 de julho de 2010 às 10:54
Mayer disse...

Desculpa pessoal, mas podem falar que a defesa so Brasil é boa, mas não vejo assim.

O Brasil tem bons jogadores na zaga sim, mas são qualidades individuais, só que quanto ao coletivo, deixa a desejar. Por que? Eis uma razão óbvia: A zaga do Brasil não tinha sido realmente testada nesta Copa.

Essa zaga enfrentou a o ataque Coreano (Uau!), o da cota do Marfim (Puxa!) e a mediocrissidade portguesa (incrivel!) e depois pegou um ataque sem criatividade do Chile. Até então a defesa não foi realmente testada, provada. Eu havia dito que o ataque da Holanda ia mostrar realmente que sorte de defesa tem o Brasil. A Holanda se quisesse teria feito uns 4 gols em cima do Brasil. Que defesa ruim, me desculpem.

Agora, quanto ao Uruguai, está sendo uma grata surpresa. Apesar do futebol troncudo, estou gostando de vê-los jogar. E Fólan para mim é um dos grandes destaques dessa Copa. Já é pra mim titular da seleção da Copa.

3 de julho de 2010 às 12:11
Gustavo disse...

Dunga ganhou Copa América, Copa das Confederações, 1o. lugar eliminatórias. Ganhou muito né? errado. Perder a Copa do Mundo anula qualquer conquista anterior

3 de julho de 2010 às 12:18
Rita disse...

Mayer, concordo contigo.
A Holanda foi um ataque de verdade pra testar o Brasil. Se eles tivessem melhor pontaria e fossem menos fominhas, teriam marcado uns 4 ou 5 gols. O fato é que eles sempre entravam, era muito facil passar pela zaga. Lúcio: Aposenta meu filho!

3 de julho de 2010 às 12:21
Desmanche de Celebridades disse...

É Gustavo, o Dunga teve umas conquistas, não acho que devem ser apagadas. Só acho que mesmo com elas, a seleção nunca convenceu ninguém. Na verdade, a única conquista do Dunga pra mim foi a Copa América, vencendo a Argentina, num jogo em que tudo deu certo pro Brasil.

3 de julho de 2010 às 12:26
Anônimo disse...

olha gente, a esses que dizem que a dupla de zaga do brasil não é boa, recomendo rever seriamente seus preceitos sobre futebol. é uma pena que pensem assim. claro que zaga é um conjunto de jogadores, ai tendo de depender de felipe melo, gilberto, gilberto silva, michel bastos e maycon, concordo que a zaga seja ruim.
todas as jogados dos melhores atacantes do mundo não se desenvolviam frente a lucio e juan e isso qualquer um com bom senso vê.
é, o dunguismo pegou. encontrar defeitos nos menos culpados. mas tudo bem, cada um pensa o q quer.
os dois gols tomados foram erros de marcação do camarada melo.
abraços...
ah, sacola na argentina aqui..hahahha!!
laurindo...
ah mayer. só pq falei da holanda, é possível q seja campeã né..hehe!! realmente eles merecem..mas não acho o ataque tão bom assim como vc..enfim

3 de julho de 2010 às 12:48
Anônimo disse...

ah. olhem q destempero bizarro do técnico do escrete brasileiro:
http://espnbrasil.terra.com.br/golsdacopadomundo/noticia/132996_VIDEO+NERVOSO+DUNGA+ESMURRA+BANCO+E+SE+DESESPERA+DURANTE+ELIMINACAO+VEJA#video
hahahahha1!
laurindo...

3 de julho de 2010 às 12:50
Mayer disse...

Não laurindo, o ataque da Holanda não é dos melhores, mas sem sombra de dúvida um ataque que pode fazer frente ao Brasil. Os jogadores como Juan e Lucio são bons sim, mas nunca gostei dessa coisa do lucio sair pra cabeçear lá na frente e deixar a zaga aberta, por que Juan sozinho não faz nada, contra 3 jogadores em contra-ataque. Agora, na Copa, quais melhores jogadores do mundo não passavam pela zaga? Cristiano Ronaldo? Fala sério...Drogba? Sem alguém pra tocar pra ele nada faz. O que acontece nos torneios europeus não é parametro pra Copa do Mundo.

Zaga do Brasil é boa sim, mas o coletivo pra mim foi mal montado.

3 de julho de 2010 às 13:03
James disse...

Laurindo, erro de marcação sim, mas que tal falar da superioridade da Holanda hein? Quer dizer que o Brasil perdeu só por que o "Meleca" não marcou direito? Para vai. A Holanda no 2o tempo dominou o jogo, poderiam sim fazer mais gols se quisessem e souberam deixar os jogadores brazucas nervosos sem apelar pra agressividade.

E outra, o gol de empate, é só ver, o Julio saiu muito mal, mas muoto mesmo. Mesmo que o Meleca não tivesse cabeceado pra trás, o Julio não teria pego a bola, é só ver as imagens.

3 de julho de 2010 às 13:10
Henrique Rika disse...

Melo foi o grande culpado, isso está claro.
A Holanda foi superior emocionalmente, está claro também.
Mas dizer que a zaga do Brasil é a melhor do mundo, só se for bem posicionado.
Entendi o que o Mayer disse, que a qualidade dos zagueiros brasileiros individualmente é muito superior, mas coletivamente se mostrou um desastre neste jogo.
Julio César também foi culpado, está claro também.
E Robben, Sjnaider jogaram um bolão, ninguem aqui viu isso? Só viu que o Brasil jogou mal?

3 de julho de 2010 às 13:20
Anônimo disse...

olha gente. se fosse escrever tudo o que achei do jogo, não seria comentário, seria outro post. concordo em grande parte com o fora respondido por mayer, james e henrique.
No entanto,acho q em nenhum momento foi dito que a zaga era a melhor do mundo. e quando falei em zaga deixei claro juan e lúcio. claro meu amigo mayer, falo de um time e a zaga é composta de mais de um jogador. creio ter explicitado isso no texto. se o post é sobre brasil, pq falar de holanda. ai faria-se um post pra holanda, mas deixemos isso pra outro oportunidade.
onde eu disse que o ataque da holanda é o melhor do mundo mayer? me ajuda a encontrar isso no meu comentário. ai de dou razão. do contrário, não comece seu texto assim. ah, o lúcio sair pro jogo é um problema do time que , não dele. uma hora a bola tem q ir pra frente. reparou que se ele não fizesse isso a bola ia morrer lá atrás. o time dunguista é isso. sem a menor criatividade, onde o beque tem q fazer a ligação.
james, não falei q o brasil perdeu só por causa do melo. é apenas uma constatação. sabia q ele ia entregar uma hora. ah, o julio saiu mal mesmo, vc esta certo meu caro, qualquer acefalo vê isso. o q fiz foi apenas UMA dentre inúmeras constatações, como a sua.
Por favor gente, vamos rebater apenas aquilo q esta escrito, não inventar coisas e interpreta-las a maneira q achar melhor e conveniente.
ué mayer...esses infelizmente, são os melhores atacantes do mundo....só q não jogaram bem. demeritos deles e meritos de quem os marcou.
cansei. abraços.
laurindo...
ah gente, estou aqui só contrariar viu. essa é minha função. não se sintam ofendidos nem nada. continuem frequentando e escrevendo.
sei que minhas respostas estão misturadas, mas é que estou de ressaca e sem vontade de revisar o texto.

3 de julho de 2010 às 13:58
Anônimo disse...

ah, não achei o melo o grande culpado. só o resultado do conjunto da obra, de uma seleção retrancada.
e sim gente, realmente o brasil não tinha sido devidamente testado.
abraços.
laurindo...

3 de julho de 2010 às 14:06
Desmanche de Celebridades disse...

Realmente o Robben e o Sneidjer jogaram muito, e tem que dar o mérito pra eles também.
Mas eu ainda acho que o maior culpado dos problemas do Brasil nesse jogo foi o Dunga. Acho que vcs também acham, mas só ressalto.

Foi ele que convocou e escalou o Felipe Mello, que todos diziam que poderia cometer erros em momentos decisivos. Quantas vezes não falaram que ele ia dar uma entregadinha, ou ser expulso nos jogos mais dificeis?
Foi o Dunga que fez um time retranqueiro e defensivo, sem opções de ataque, que não sabe o que fazer em campo quando está com um placar adverso. E foi ele que colocou Michel Bastos, o Felipe Mello(de novo), Gilberto Silva, e outros que não davam suporte à zaga e sobrecarregavam os coitados do Lucio e do Juan, que de tão pressionados uma hora ou outra não dariam conta do recado mesmo.

Por fim, foi ele que fez um time nervoso e sem confiança, que só poderia mesmo se descontrolar emocionalmente no momento em que estivesse perdendo.

Acho que o Lúcio e Juan estavam jogando muito bem até o Brasil tomar o gol. Quando o time se descontrolou, ficou perdido em campo, e não sabia mais o que fazer, eles que jogam muito, também se descontrolaram. Nada mais natural. Não podiam fazer milagre. E esse time do Brasil nunca foi coletivo em nada nem em nenhum setor pq nunca teve um técnico.

3 de julho de 2010 às 14:12
Marcelo Mayer disse...

na boa? quem viu a dupla de zaga mais julio cesar nas finais da champions vai retirar o comentários de que eles não são tão bons assim.
e porra... lúcio, além de um baita zagueiro, é um belo centro avante, um ótimo pivo, um lateral completo, um exímio cabeçeador, um meio-campista correto e etc, etc, etc, etc, etc...
ter ele no time é chance de não tomar gol e de fazer gol.

3 de julho de 2010 às 14:37
Mayer disse...

Hahahahaha...nós do Desmanche são uma coisa viu...
Laurindo, EU DISSE que que o ataque da Holanda é um dos melhores desta Copa, consequentemente, atualmente, do mundo. Se o Lucio sai para jogar, é pq NA MINHA opinião não tem quem faça isso no meio.

3 de julho de 2010 às 16:03
Rita disse...

Laurindo, vc ta muito melindroso. vc fica na obrigação de rebater cada comentario. o pessoal ai disse se eles concordam ou nao com vc e o que eles pensam ué. Pra que ficar fazendio um Comentatio pra rebater cada um. deixa o povo comentar. Vc falou do Brasil e o pessoal ta comentando do Brasil, e da Holnda, ja que jogou contra. O Mayer deu a opiniao dele e vc p[recisa ficar contrariando? O James deu a dele e vc tem q ficar rebatendo toda hora? para com isso. Só um exemplo: vc disse que o Mayer disse que vc disse que a Holanda tem o melhor ataque? Cade isso? Vc tb tem interpretado muito mal o comentario dos outros hein. presta atenção ao que outros dizem também.

3 de julho de 2010 às 16:06
Mayer disse...

Uau! Tem gente que leva a sério demais discutir futebol..ai ai ai..

Eu to tranquilo...você tb né Laurindo.. uhahuahua

3 de julho de 2010 às 16:08
Gustavo disse...

Essa Rita é uma piada hahahahahaha.
O dia em que falar de futebol for sempre concordância, eu paro de falar. sério!

3 de julho de 2010 às 16:16
Anônimo disse...

eu estou bem tb fabinho....hahaha!!
eles acham que estamos se ofendendo apenas por estarmos opinando e defendendo nossos pontos de vista. meu esporte é contradizer. não gosta, não lê. gosto da opinão de vcs e comento e rebato. quer que desenhe agora minha querida.
é só futebor.
hahahaha!!!

3 de julho de 2010 às 16:27