segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Copa é da FIFA e eles fazem o que querem, ok?

Por Fábio Mayer Kafrouni - Passa na tv uma propaganda política do ministro do esporte Orlando Silva sobre a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016. Ele diz todo vaidoso da conquista desses dois “calendários” esportivos. Diz que o Brasil se preparou bem, que mereceu sediar essas competições. Mas se depender da FIFA, acho que ele terá que refazer a propaganda.


Isso porque a FIFA notificou que está muito descontente com o andamento das obras para a Copa aqui no Brasil (veja link aqui e aqui)- ou na verdade, a falta dele. Quase nenhuma obra começou e como estamos em época eleitoral, nenhuma obra poderá começar até outubro, a não ser que seja iniciativa privada. Mas o que mais me chamou a atenção na noticia é que, nos bastidores, a FIFA tem como plano B colocar a Copa de 2014 na Inglaterra.


Não sei até que ponto essa notícia é verdadeira, mas quando soube comecei imediatamente enumerar as enormes vantagens de fazer uma Copa por lá. Aqui vai algumas delas, sem ser necessariamente nesta ordem.


1 - Além de ver os jogos da Copa (com cidades-sedes bem perto umas das outras, pois a Inglaterra tem o tamanho do estado de SP) você poderá dar uma passadinha em Abbey Road, Londres e atravessar a lendária faixa com a camisa do seu time do coração.


2 - Vai poder ver os jogos no verão, isso mesmo! Aqui, a Copa seria no inverno. Imagine um jogo na Arena da baixada em Curitiba em julho, o frio que vai estar, ainda mais pra ver o Brasil jogar...nem pensar...sou mais uma Alemanha X Inglaterra no Wembley (mesmo que o verão por lá seja 25 graus)


3 - Andar de trem ou metrô pela clássica linha da Inglaterra, ou você acha que eu prefiro pegar um Cometão para ir ver os jogos?


4 - Se não tiver grana para o ingresso, poderá assistir aos jogos do Brasil contra uma seleção européia no próprio país do adversário, só para zuar. Afinal, apesar de não ser a Africa do Sul, os países da Europa estão logo ali.


5 - Poder cantar junto com os tocedores do Liverpool FC o grito de torcida ‘You'll will never walk alone’. Por quê? Virou música do Pink Floyd, oras!


6 - Aproveitar pacotes mais em conta, pois viajar para o exterior pela CVC é mais barato do que viajar por aqui.


7 - Se for ver jogos pela TV, não vai ter que se contentar com o Galvão ou o Caio Ribeiro comentarem. Muito menos o Neto.


8 - Poder ver ao vivo os estádios ingleses que você fica babando de bem feito no EA FIFA ou PES.


9 - Você vai poder gastar seu dinheiro com os jogos da Copa e compras e não ver seu dinheiro virar obra superfaturada.


10 - Poder ver o Lula no final de 2010 em seu derradeiro discurso como presidente dizer: “estou convencido de que nunca na história desse país, houve um governo que perdesse o direito de sediar uma Copa”


Sabe que estou até gostando da idéia. É...o pessoal deveria ao invés de investir em um “calendário” da Copa, em comprar um álbum da Copa.



Fábio Mayer Kafrouni é designer, idealizador da The Flaming Pie (junto com Soraia Kafrouni) e comentárista meia-boca de futebol. Sua TV fica obrigatóriamente ligado nas quartas e domingos (e quinta e segunda também, afinal, tem bate-bola do dia seguinte).


8 comentários:

Marcelo Mayer disse...

as copas na áfrica e brasil servem como desculpa para que a fifa diga: copa agora só na europa e eua.

10 de maio de 2010 às 10:58
Anônimo disse...

Concordo com o Marcelo, mas acho que isso não seria de todo mal. Nós sabemos o quanto a corrupção fode nosso país, e que eventos assim são um prato cheio para esse tipo de gente. Já que a FIFA quer uma coisa elitizada, que faça por lá mesmo. Até porque a copa aqui deveria ter a cara do Brasil, e não da FIFA.

Se nem a nossa seleção joga por aqui (eles gostam do Emirates), por que então fazer uma copa do mundo aqui?

Eu sou contra!

10 de maio de 2010 às 11:16
Vanessa disse...

KKKKK
sensacional a parte do pink floyd

10 de maio de 2010 às 14:12
Desmanche de Celebridades disse...

Riscaefazdenovo,

Concordo com o que vc disse em partes. Não sou favorável a uma Copa do Mundo no Brasil em 2014. Mas isso não significa que eu seja contra uma Copa do Mundo no Brasil para todo o sempre. Só acho que daqui há apenas 4 anos, ainda não estaremos preparados(podemos até estar em infra-estrutura, mas não como nação, entende?), pois temos muitos outros problemas mais sérios para resolver. Inclusive o dessa mentalidade corrupta e usurpadora que cerca o poder público.
Pensando assim, a idéia do Marcelo é boa. Por que promover Copas do Mundo na África do Sul e no Brasil em momentos históricos nos quais estes países ainda não estão totalmente preparados? Para descartar qualquer possibilidade futura de copas nesses lugares? É isso que fico pensando. Por que não esperar esses lugares estarem realmente preparados?
Se estarão preparados um dia? Talvez, se tentarem ou se isso for incentivado por organizações internacionais(como até mesmo a FIFA).

10 de maio de 2010 às 15:37
Mayer disse...

É verdade. Uma Copa do Mundo no Brasil seria incrível, mas no pé que está, prefiro ela longe daqui. Porém, não só a Europa e os EUA tem potencial para uma Copa. Uma Copa na Austrália seria muito bem organizada. E os Emirados Árabes Unidos? Imagine uma final da Copa em um estádio construído em Dubai. Os caras tem grana e potencial para isso. A vantagem da Africa do Sul é que muita coisa eles já tinham prontas por causa da Copa do Mundo de Rugby que acontece por lá. Agora, que campeonato importante internacional acontece no Brasil? Hum, Dakar e São Silvestre? Não conta...Para nenhum esporte e nenhuma modalidade o Brasil tem preparo para isso. Campanha para Dubai 2026!!!

10 de maio de 2010 às 17:22
Unknown disse...

não se pode deixar de comentar dos elefantes brancos do pan 2007. pq um estádio novo custara 600 000 e a reforma do maraca custara o mesmo preço?
tem coisa estranha ai.

belo blog Mayer e cia

vai vascão! rumo a ao bi rebaixamento e ao bi da segundona

10 de maio de 2010 às 17:25
Desmanche de Celebridades disse...

Bem lembrado Fábio,
Acho que o problema no Brasil não será nem o da falta de infra-estrutura. O que não falta nesse país, é dinheiro público gasto a rodo e sem controle quando se quer. Vai brotar estádio, rodovia, hóteis, e etc., por tudo o que é lugar. Meu medo é que a construção de tudo isso, inclusive dos chamados elefantes brancos como lembrou a Larissa, promova o maior roubo da história desse país, o que provavelmente ocorrerá.
Pq antes de fazer uma Copa do Mundo, o Brasil não investe esse dinheiro num amplo programa de reforma agrária, melhoria da educação pública, criação de novas universidades e centros de pesquisa, programas de habitação, etc. Cara, os ricos desse país não perceberam que a pobreza por aqui nem tá mais tão lucrativa assim. Essa economia vai estagnar pq a classe média é uma meia dúzia e não tem mais onde gastar. O país tem potencial, mas enfia o dinheiro no #@$, .

10 de maio de 2010 às 19:36
Desmanche de Celebridades disse...

Daqui a pouco sai a convocação da seleção e vamos comentá-la aqui.
Fico imaginando o nervosismo de alguns caras.

11 de maio de 2010 às 11:49