quarta-feira, 19 de maio de 2010

Troca de camisa

Lugano: esse não trocava camisa com rivais.

Por Leandro "Lemão" Lourenço

Você pode ser são paulino, flamenguista, cruzeirense ou gremista. Pode torcer pra qualquer outra equipe, ou simplesmente gostar de futebol. Pra quem é assim, certamente um dia já sonhou em ser um jogador. Atuar com a camisa do seu time, jogar para multidões, ter seu nome grita por milhares de pessoas e fazer o gol do título, já nos acréscimos.

Tudo isso é sonho de torcedor. Habita as noites de meninos e adultos que amam o futebol.

Mas uma situação é comum entre jogadores e causa estranheza entre torcedores: se você fosse um profissional da bola, com quem você trocaria sua camisa ao final do jogo?

Pode ser um jogo “normal”, aqueles que acontecem no meio do campeonato e que parecem não valer nada. Pode ser numa final ou semifinal. A maioria dos jogadores trocam a camisa ao final do jogo. Já vi alguns até comemorarem título com a camisa do adversário. Uma vergonha!

Mas existe uma regra pra isso?

Como são paulino, eu não gostaria de ter em casa uma camisa do Corinthians ou do Palmeiras. Se o Ronaldo trocasse a camisa dele comigo eu não recusaria, mas ficaria um pouco constrangido. Claro que um jogador de futebol precisa (?) ser profissional, mas eu como torcedor tenho o direito de escolher.

Se eu perdesse um jogo decisivo, certamente não gostaria de trocar a camisa com ninguém. Aquela camisa do adversário, mesmo que lavada, sempre lembraria aquela derrota marcante. Cheiraria a fracasso pra vida inteira.

Se eu ganhasse um jogo importante, ia guardar o “manto sagrado” que eu joguei pra sempre, como recordação de um triunfo que obtive. Ia guardar a sete chaves, pra mostrar pros meus netos o quanto o vovô foi importante. Eles iriam gostar, tenho quase certeza.

Pensando dessa maneira, não faz muito sentido trocar a camisa. Pelo menos pra mim, que sou torcedor.

E pra você, faria algum sentido? Com quem e por que você trocaria seu manto sagrado?

Ps: meu primeiro texto por aqui. Valeu galera pelo convite.
http://www.riscaefazdenovo.wordpress.com/

10 comentários:

Bianca disse...

Ja tava na hora de ter um são paulino no blog!...hahahaha

19 de maio de 2010 às 10:34
Mayer disse...

É mesmo. Essa coisa de Fair Play é muito chato. Bom, com respeito as camisas, essa cultura de troca não acabará nunca. Mas pelo menos o futebol é um esporte que se sobressai a cima dos outros em um (vários) quesitos: os jogadores só se cumprimentam no inicio do jogo, porque depois é só quebra-quebre hÁ!

E ah, Bianca, eu sou são-paulino...e estou no blog! hehe

19 de maio de 2010 às 11:03
Bianca disse...

Legal, achei q só tinham corinthianos e flamenguistas aqui...hahahaha

E qto ao post anterior...a camisa do São Paulo é linda sim ...hahahaha

19 de maio de 2010 às 14:10
Henrique/presunt00 disse...

eu tambem não trocaria a camisa do meu Palmeiras msm na atual fase (convenhamos ta um lixo aquilo), primeira visita ao blog gostei dos posts e do blog, passei por aqui porque vi no blog do lemao o link
muito bom
e pra varia o lemão escrevendo ótimos texto
eh lemão
abras cara
vlz galera do blog

19 de maio de 2010 às 14:35
Jééh disse...

legal ter tocado nesse assunto, eu tbm sempre achei mega estranho um jogador que diz amar o time trocar a camisa do club com o rival adversário, e ainda por cima depois da dorrota.

19 de maio de 2010 às 15:19
laurindo... disse...

não tem nada a ver com o assunto, afinal, não tenho nada pra falar.
olhem que golaço. http://www.youtube.com/watch?v=XGZKoyC7TBo&feature=player_embedded

19 de maio de 2010 às 20:42
Anônimo disse...

este blog tava legal, até aparecer um texto como esse.

19 de maio de 2010 às 21:21
Mayer disse...

Desmanche...quando irá postar o seu? eu já to com um outro pronto aqui hehe

21 de maio de 2010 às 17:04
Desmanche de Celebridades disse...

Fabio, posto ele amanhã, blz?
Daí na segunda vc poe o seu, pode ser?

21 de maio de 2010 às 17:31
Mayer disse...

Desmanche...tranquilo...Vou postar o meu na terça então, assim fica um bom espaço de tempo... ansioso pra ler o seu...

21 de maio de 2010 às 17:34