quinta-feira, 13 de maio de 2010

O meu, o seu, o nosso esporte


por Marcelo Mayer

Eu não gosto de fazer propaganda para emissora alguma, tão pouco lamber as chuteiras de qualquer comentarista ou narrador. Mas ficar na frente da TV e ver Dunga sorrir é algo que me fará procurar o bar mais próximo ou ironicamente, outro canal. Eu não quero saber que cor vai ser o cobertor do Robinho ou muito menos quantos espelhos terá o auxiliar Jorginho em sua suíte presidencial. Pensar na possibilidade de ver Fátima Bernardes comentando um impedimento mal anulado me faz acreditar mesmo que viemos de primatas, daqueles que caçavam pulgas porque não sabiam cozinhar.
Por que eu veria a Copa do Mundo na Globo se eu tenho acesso a ESPN Brasil? Ora, você pode me taxar de burguês porque tenho acesso a esse veículo de comunicação, mas acredito que quem lê este feliz espaço esportivo tem no mínimo internet e qualquer teoria sobre o burguês cai por terra. Além do mais, seria de enorme ignorância tal xingamento. Enfim, se você mesmo assim não tem os canais ESPN, recomendo que assista aos jogos ligado na rádio ESPN enquanto sua TV esteja no mute. Por quê? Óbvio, não? O slogan da Globo é Nosso Esporte é Torcer Para o Brasil enquanto da ESPN é Informação é o Nosso Esporte. Ainda tem dúvidas? Não perca tempo em ouvir desculpas de jogadores sendo que pode muito bem debater as qualidades de quem ganhou. Não vou perder meu tempo ouvindo do ilustre Galvão Bueno que nossos jogadores são guerreiros e heróis. Porque já me basta ver a patrocinadora da seleção canarinho fazer um comercial totalmente apelativo para as mais baixas lições de moral.
E tem gente que vai se emocionar com poemas de Pedro Bial durante as transmissões. A Globo adora nos chamar de idiota e mesmo assim milhões levantam a bandeira com faixas de patriotismo e esperança. E se não bastasse os poemas bialianos, não quero passar nervoso em ouvir entrevistas com perguntas triviais sobre alimentação, música tocada antes do jogo ou quem ganhou na partida de playstation: Kaká ou Ramires. Porém, não culpo essa gente que vai levantar as mesmas bandeiras já mencionadas. Culpo o monopólio da informação, a grana que temos que engolir com elefantes brancos que estão nascendo na futura Copa 2014. Culpo a CBF pelo falso moralismo criado para sustentar um sonho brasileiro. Culpo os governos estaduais que distribuem milhares de fitinhas verde e amarela para enfeitarem as salas de aula. Culpo o Zeca Camargo por mostrar comidas típicas africanas enquanto a maioria do continente vive em guerras civis intermináveis e sem ter o que comer. Por que não chamam os times africanos de guerreiros ou heróis? Esses adjetivos servem muito bem e com justiça para jogadores de países aonde a única diversão será o futebol. E tem acéfalos por ai que dizem que futebol é manipulação. Mas fica a minha pergunta: há certos povos que precisam esquecer um pouco as balas na parede, né? Ou esses acéfalos desejam que esses povos fiquem 24 horas em linha de tiro? Desculpe, mas isso não é conscientização política ou social. A ESPN preparou inúmeros programas relacionados a Copa que merecem a nossa atenção. Programas de como a política interfere no esporte, de como uma cultura regionalista cria gênios da bola. Programas que mostram a verdade de uma forma que por alguns momentos esquecemos que é sobre o futebol.
Antes que eu enrole ainda mais e comece a xingar a Globo e seu padrão de qualidade, por favor veja a Copa na ESPN. Garanto que estará contribuindo para uma sociedade mais digna, pensativa e claro, festiva. Por que, não? Reuna seus amigos e pronto. E claro, quando digo Globo, sem trocadilho, a SporTV também está na área. Evite ao máximo. E apito final.

15 comentários:

Ígor Andrade disse...

Um belo texto, mano. Mas em qualquer canal que eu assista esta copa miserável, vou continuar querendo matar o Dunga. rs
Abraço!

13 de maio de 2010 às 01:12
Desmanche de Celebridades disse...

Vou comentar o texto mais tarde. Alias, muitíssimo bom.

Antes, quero falar algumas coisas.
Achei que o Flamengo, que sempre foi um time de embalo, embalaria depois de ter eliminado o corinthians, e seguiria firme até o fim da Libertadores. Pelo jeito, não é isso que vai acontecer.
Também achei que o Cruzeiro, apesar de ter um elenco pior no papel, venceria o São Paulo por ter um time mais vibrante e entrosado. E não é que de repente o SP desperta do seu sono? Mais fácil ainda por nunca ter nenhuma obrigação de ganhar a Libertadores, pois já ganhou, e por sempre participar dela.

Agora só falta a seleção jogar um futebol bonito, cheio de plasticidade, e de "encher os olhos", como diria mestre Calazans.

Se isso acontecer, passarei a comentar o campeonato mundial de peteca.

Obrigado.

13 de maio de 2010 às 18:08
Desmanche de Celebridades disse...

E Tatiana, ainda sobre o seu comentário no post anterior...desculpe, mas concordo quando o Marcelo diz que a torcida do flamengo tem se comportado de forma patética. E não digo isso pq vcs ganharam de nós não. Uma vez o corinthians foi eliminado da libertadores pelo Boca Juniors, e até hj eu admiro a torcida desse time (alias, não há nada nem parecido no brasil). A torcida do flamengo tem parecido a torcida do palmeiras, aplaude quando o time ganha, e vaia nas dificuldades. É nas dificuldades que o time precisa ser apoiado.

13 de maio de 2010 às 18:19
Jééh disse...

belo texto marcelo, tem razão a globo mostra tudo( o que a interessa) mas futebol que é bom fica a desejar/fato

@Desmanche e @Marcelo, sobre o comentário do marcelo no último pos't a respeito da torcida flamenguista, realmente é verdade o que foi dito, a torcida tem se comportado de forma escrota e idiota nos momentos em que deve apoiar o time, mas não é preciso que um corintiano venha dizer isso, a partir da torcida que realmente gosta e entende de futebol reconhece e se senti envergonhada com esse comportamento, digo por ser flamenguista e idolatrar o flamengo desde o nascimento(praticamente isso), não julgue um meia duzia de cariocas como toda a torcida.

14 de maio de 2010 às 00:10
Marcelo Mayer disse...

a palavra carioca não foi citada em nenhum comentário. está confundindo as coisas

14 de maio de 2010 às 11:30
Desmanche de Celebridades disse...

Bom Jééh, julgo a maioria da torcida do flamengo que tem ido aos jogos do time. E faço isso sem regionalismos, até comparei a torcido do flamengo com a do palmeiras.

14 de maio de 2010 às 12:42
Mayer disse...

Torcer não é para o narrador do jogo. É para quem tá assisitindo ao jogo. Por isso que a ESPN sai na frente porque ela é imparcial, informa bem e deixa na mão de quem ta vendo torcer. Já a Globo não. Essa coisa de o narrador querer torcer junto...não to afim de ter o Galvão na minha sala comigo. Não tenho ESPN, mas minha unica alternativa é ver os jogos pela Band. Apesar de ter o Neto, tem o Luciano do Valle...pelo menos a narração dele é melhor.

14 de maio de 2010 às 13:27
Anônimo disse...

por favor! por favor! vc quer mesmo me dizer que aqueles bairristas da espn são os melhores? e as imagens da globo? a cobertura? por favor, meu caro!

14 de maio de 2010 às 15:11
Gustavo Moura disse...

Anonimo, de que adiante ter a melhor imagem se você tem lá gente que é paga pela CBF falar bem?
Agora, tem um detalhe: as imagens da Copa serão feitas pela FIFA! as emissoreas irão apenas re-transmiir. A unica coisa que a Globo mostra são as "cameras exclusivas". Mas eu vou querer ver o robinho colocando a mão na cabeça desesperado por um outro angulo e perder o lance da bola na trave, só pelo luxo da camera exclusiva? sai fora!

14 de maio de 2010 às 17:23
Desmanche de Celebridades disse...

Bairristas?
E os caras da globo? São o que? Nazistas? Por que eu não vejo outro termo.
E tem mais, como bem ressaltou o Gustavo, o que as super câmeras da globo fazem de acrescimo é registrar coisas desnecessárias.
Detesto esse clima de ufanismo, patriotismo, e pátria de chuteiras que a globo cria em época de Copa. Nacionalismo exacerbado é uma irracionalidade tão grande que ja é motivo de sobra pra não assistir copa na globo.

14 de maio de 2010 às 18:54
laurindo... disse...

OLHA GENTE! para aqueles que defendem a copa na inglaterra, vai ai uma noticia quentinha sobre aquela ilhota: http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/05/16/gravacoes-podem-manchar-candidatura-inglesa-a-sede-da-copa-18.jhtm
É gente, eles não são tão melhores não. Rounbam tanto quanto nós.

16 de maio de 2010 às 12:04
Land disse...

É laurindo, qualquer país rouba tanto quanto o Brasil. Nenhum país no mundo é honesto e todos, sim todos, se envolver com corrupção, seja qual for sua bandeira e ideais. Mas uma Copa na Inglaterra teria muito mais estrutura e aposto que apoio da FIFA também do que aqui no Brasil, independente dos escândalos.

16 de maio de 2010 às 18:57
Tatiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tatiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tatiana disse...

Desmanche, é verdade cara. A torcida estava em campo sim, bravamente e ironicamente "contra" seu próprio time...
Não sou fã daqueles que choram ou caem na porrada quando seu time perde. Mas sou fã daqueles que batem a mão no peito e apertam a camisa como quem diz: "sou flamengo até morrer".
Foi mais triste ver a fúria da raça Fla do que a desmotivação dos jogadores em campo!

17 de maio de 2010 às 18:01