terça-feira, 25 de maio de 2010

A regra é clara, mas o regulamente idiota

Por Fábio Mayer Kafrouni - Sim, o futebol é maravilhoso, incrível, fantástico, surpreendente mas é idiota as vezes. Sim, muito idiota. Não não. Não são as jogadas, os lances, e nem (às vezes) os jogadores. Mas muitas vezes os torneios são muito mal organizados. E esse erro poderia ser evitado se o regulamento de alguns torneios fossem repensados.


Alguns dizem que os regulamentos atuais criam emoção, mas estes se esquecem que também tais regulamentos são injustos na maioria das vezes, e mesmo que tenha emoção, essas diretrizes impedem mais emoção ainda.


Para começar, o regulamente da Copa do Brasil. Em primeiro lugar, o regulamento causa injustiça e até tira oportunidade de "emprego" para muitos jogadores dos times mais ralés do país. No início da competição, quando um time ganha por dois ou mais gols de diferença, ele já se classifica automáticamente! Absursdo. Me lembra as peladas depois da escola, quando a regra era “10 minutos ou 2 gols” para deixar times de fora entrarem. Veja a injustiça. Essa coisa de 2 gols pra cima vale só no inicio da competição, ou seja, quando os times mais “meia-bocas” jogam. São aqueles que vieram da série C, D, E, e se bobiar Z. Imagine por exemplo São Paulo contra, sei lá, São Ibituba-PI. É meio obvio que vai ser mais do que dois gols. E o primeiro jogo é sempre na casa do time “pequeno”. Imagine se não tivesse essa regra estúpida? Mesmo que o São Ibituba não ganhasse nada, mas a molecada viria pra São Paulo, teria a oportunidade de conhecer um estádio grande e sentir como é jogar num local bem adequado e ainda poder mostrar seu futebol para olheiros de plantão. Seria uma oportunidade inesquecível para esses jogadores se não fosse essa regra tão infeliz.


Outro regulamente injusto é o da Libertadores da América (e por extensão Copa do Brasil também). O critério de desempate na fase final é absurdo. Primeiro, que ambos os times tem chances iguais de gols 50% do tempo em casa e 50% fora de casa. Pra quê fazer com que gols fora de casa seja critério? Mesmo tendo gostado da desclassificação do Corinthians esse ano, foi muito injusto, pois Flamengo e Corinthiams jogaram muito mal o 1o,. jogo. E o 2o. jogo o Corinthians jogou muito mais. Para mim, merecia a classificação. O alve-negro ganhando de 2 X 0 e jogando bem, leva um gol. 2x2 no total certo? Errado! O Cortinthians não fez gol fora de casa e o Mengão sim. Por conta disso, ele se classifica. Não poderia ter as emoções da disputa de penalti? Imagine a emoção que ia ser. Mas não. Criaram essa regra toda esquisita. Dizem as más línguas que foi complô da Rede Globo para acabar com essa emoção. Tem questão de patrocínio, transmissão, o jornal da Globo logo mais, a novela que não pode começar mais cedo, ai o jogo não pode acabar tão tarde...isso vai longe.


Eu iria citar o Campeonato Carioca como exemplo de regulamente ridículo, mas o regulmento do Campeonato Paranaense supera tudo. Tem o campeão do primeiro turno. E olha que beleza que o campeão do primeiro turno ganha: o Super Mando! Não é um super-herói, mas sim o direito de fazer todos os jogos do segundo turno em casa. Péssimo.


Sem falar no calendário brasileiro. Por causa do calendário, os campeonatos começam com baixo nivel. Um time na Libertadores vai com reservas para o Brasileirão, afinal, a Libertadores é prioridade. Sem contar que o calendário prejudica muito os times das séries mais baixas. Muitas equipes jogam até 4 meses por ano. Como um time desse vai se entrosar? Na minha opinião, a Liga Brasileira deveria ser o ano todo, com jogos mais distantes um do outro, assim tem tempo de se dedicar a um outro torneio como a Libertadores por exemplo.


Essa é a minha visão dos regulamentos. E não é só por aqui não. Poderia falar do regulamento da Liga Americana, de alguns torneios europeus... A verdade é que tem tanto formato de campeonato esquisito. As vezes o seu time ganha um torneio por causa do regulamento, ai acha a coisa mais maravilhosa do mundo. Mas quando perde por causa do mesmo regulamento, ai sim, você se dá conta da injustiça que foi. Nesse caso, a regra é clara.



Fábio Mayer Kafrouni é designer, idealizador da The Flaming Pie (junto com Soraia Kafrouni) e comentárista meia-boca de futebol. Sua TV fica obrigatóriamente ligado nas quartas e domingos (e quinta e segunda também, afinal, tem bate-bola do dia seguinte).

17 comentários:

Henrique Rika disse...

Não sei se o regulamento é tão ruim assim, mas concordo quanto ao calendário. Eu sou da opinião de um torneio brasileiro com duas chaves de 10 times, turno e returno e os campeoes das duas chavez disputam o titulo num jogo só em campo neutro, a exemplo do que acontece no Superbowl....

25 de maio de 2010 às 13:10
Gustavo Moura disse...

Poderiam privatizar a CBF e assim uma entidade privada cuidar do calendario.

talvez tivesse mais trafico de influencia com respeito a grana, mas seria melhor organizado

25 de maio de 2010 às 13:11
Desmanche de Celebridades disse...

A desclassificação do corinthians nessa libertadores foi absurda. O time perdeu apenas um jogo por 1a0 durante todo o torneio e ficou fora. O Flamengo seguiu e ao longo do torneio perdeu 3 jogos, empatou 2, e ganhou apenas 3 jogos. O corinthians teve 6 vitórias. Mas mata-mata é assim mesmo, as vezes vc é eliminado até invicto, não adianta chorar muito. Também detesto o criterio do gol fora de casa...acho que ele só vale se o torneio for mata-mata desde o início, mas mesmo assim não deveria vigorar.

E o Chivas Guadalajara na libertadores hein???Jogou 4 partidas, ganhou 2, perdeu 2, e tá na semifinal, hahahahaha, que piada.

25 de maio de 2010 às 13:20
Desmanche de Celebridades disse...

E concordo Fábio, o regulamento pode ser justo ou injusto, mas se favorece o seu time vc considera ele o melhor do mundo. Do contrário mete a boca.

Só pra acrescentar coisas interessantes sobre a libertadores, o critério do gol fora de casa foi adotado apenas em 2006. Se ele existisse antes disso, alguns dos times que tem título do torneio não teriam. O Palmeiras é um deles. Na final, perdeu fora por 1 a 0 e venceu em casa por 2 a 1 sendo campeão nos penaltis. O Santos e o Grêmio se não me engano, teriam um título a menos cada. E o que acho curioso tb, é que para a final esse regulamento não vale. Se Fla e Corinthians fosse a final o jogo teria ido pra prorrogaçao. É muita confusão esse regulamento.

25 de maio de 2010 às 13:32
James disse...

Desmanche, pior que o Chivas joga como convidado, afinal os times do México ano passado desistiram do torneio por causa da H1N1. O que é absurdo. Eles já participam do torneio continental na America do Norte. Ou seja, se dá SP e Chivas na final, o SP já vai pro Mundial, pois o Chivas só tem classificação na america do norte. Se é assim, porque não faz um torneio de libertadores pegando toda america? OS EUA e Canada também foram libertos não? Vão dizer que é longe, mas se faz o torneio o ano todo, não só uns meses, acho que daria. Ô regulamente esquisito...

25 de maio de 2010 às 13:44
Desmanche de Celebridades disse...

Vale lembrar tbm do Fluminense, que chegou à final da libertadores em 2008, perdeu fora de casa por 4a2, e venceu em casa por 3a1. Se o critério do gol fora de casa valesse na final, o Flu seria o campeão. Como na final esse critério é descartado, o jogo foi pra prorrogação e mais tarde o Flu perdeu nos penaltis. Qtas situações.

25 de maio de 2010 às 13:46
Gustavo disse...

Não teve uma copa que teve uma coisa esquisita assim? nao foi o Brasil que vencer 6 jogos e foi desclassificada quanto outra seleção perdeu e foi pra final? nao teve algo assim?

25 de maio de 2010 às 14:08
Marcelo Mayer disse...

gustavo, vc tá confundindo. na copa de 82 funcionava assim: a primeira fase era de grupos, e os melhores colocados se classificavam para outra fase de grupos.

25 de maio de 2010 às 14:15
Gustavo disse...

Marcelo, obrigado pelo esclarecimento. Mas o bom é que o regulamento da Copa evoluiu muito. Hoje é um regulamento muito simples, mas extremamente eficiente.

25 de maio de 2010 às 14:17
Marcelo Mayer disse...

o próximo a postar sou eu, hein? seus bandos de pernas de pau

25 de maio de 2010 às 14:24
Gustavo Moura disse...

Cadê um post da Michelly Barros? Tá na hora da opinião de uma flamenguista sobre o assunto rsrs

25 de maio de 2010 às 14:29
Desmanche de Celebridades disse...

Em termos de mata-mata, o regulamento da copa do mundo é inegavelmente o mais coerente.

E vamos lembrar da Champions League tbm. O maior torneio de clubes do mundo, e que tbm adota essa bobeira do gol fora de casa até a fase semifinal.

Só mais uma coisa: o fim do criterio do gol fora de casa, incentivaria os times a buscar mais o gol??? Eu acho que sim. O que vcs acham???

25 de maio de 2010 às 15:25
Marcelo Mayer disse...

o critério de gol fora de casa acaba com 90% da chance de ter penalts e o BBB e a novelinha agradecem

25 de maio de 2010 às 18:22
Unknown disse...

Fala Primos... primeiro quero parabenizar pelo Blog que está muito BOM.
Esses assuntos vão longe e sempre haverão discordância quanto a eles.
No caso do gol fora de casa é uma regra antiga na Copa do Brasil e que privilegia aquele que não se acanha fora de casa, jogando para perder apenas de 1x0, mas sim aquele time que quer jogo, que torna a coisa mais emocianante, que busca o gol e que foi adotada pela Libertadores há pouco tempo.
No jogo do Corinthians contra o Flamengo, em 4 tempos, o Flamengo foi melhor em 3, ou seja, até por merecimento seria diferente.

O que acho injusto é um time conseguir vaga pra Libertadores jogando Copa do Brasil e agora jogando Sul Americana, já que são competições mais faceis e nem todos os clubes podem participar! Sou a favor de todos jogarem essas competições, já que existem, só acertar o período no Calendário!

Com relação ao calendário, realmente as coisas estão erradas. A maior prova disso é essa parada pra Copa, onde competições tem uma paralisação grande, tira o foco e sequencia dos times que estão bem, podendo inclusive mudar o campeão da competição no caso do torneio continuar normalmente. Sou a favor da troca do campeonato estadual para o regional (Sudeste, Nordeste, Sul, Norte e Centro-Oeste). A diminuição de clubes por divisão também é uma tarefa a ser feita. Deixaria o campeonato Brasileiro o ano inteiro, igual acontece na Europa, com os jogos
apenas aos domingos.

Como podemos ver, existem opiniões diversas e é complicado de fazer todos felizes e os homens são assim, sempre é melhor o jardim do visinho, rs.

Valeu
Absss

25 de maio de 2010 às 19:18
Marcelo Mayer disse...

fala ai paloschi. primeiramente obrigado pela visita e por participar dessa discussão.
bom, sou totalmente a favor de times que jogam a copa do brasil irem a libertadores. pois é um torneio democrático no sentido que muitos clubes dependem dele para sobreviver. tb é a chance de times com mais cara de "brasil socialmente falando" entrarem na vitrine internacional. paulista, santo andré e por ai vai. se o vencedor não merece ir a libertadores, então era melhor acabar com o torneio, não?
lembrando que nosso futebol, como tantos outros, deixa de lado o futebol periférico e a copa do brasil, por méritos ou não, consegue que "o país do futebol" valha a pena.
enfim, viva a copa do brasil!

25 de maio de 2010 às 19:35
Desmanche de Celebridades disse...

Marcelo, concordo com vc. A copa do brasil é o torneio de futebol mais democrático deste país. É a única competição que chega perto de englobar o brasil de norte a sul na busca de um título. Nos últimos anos, tem sido mais empolgante que o brasileirão, pelo menos pra mim. E acho que os times que estão na libertadores também deveriam ter o direito de participar. Eles que se virassem sobre com qual time disputariam o torneio inicialmente, se com o reserva, titular, ou misto. Lembro que em 1996 o Cruzeiro foi campeão da copa do brasil e da libertadores. E em 1995, o gremio foi campeão da libertadores, e vice da copa do brasil. E tem que valer vaga na libertadores sim, senão ninguém mais vai querer disputar a sério. Assim como a sulamericana.

Sobre o critério do gol fora de casa, acho que com o tempo ele gerou efeito inverso. Ao mesmo tempo que incentiva o time que joga fora de casa a buscar gols, ele enche de preocupação quem joga dentro de casa, que muitas vezes prefere não atacar tanto com medo de tomar gol em casa, do que ir pra frente e construir uma vantagem de gols mais larga. O resultado disso pra mim são jogos mais truncados e precavidos. Ganhar de 1 a 0 em casa virou goleada. Quando não existia o critério do gol fora de casa, os times que jogavam dentro de casa atacavam de forma mais massificada.

25 de maio de 2010 às 20:55
Mayer disse...

Acontece que mesmo gol ora de casa gera injustiça. Um time fora de casa joga muito mal, mas numa bobiada da defesa adversária, que joga muito mais, faz o gol...ai o estrago tá feito...

26 de maio de 2010 às 16:58