terça-feira, 11 de maio de 2010

Sobre a Convocação!!!

por Desmanche de Celebridades

O "experiente" técnico Dunga e sua "fantástica" comissão técnica acabaram de divulgar a lista dos 23 jogadores que representarão a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010. Vem aí um futebol feio, pouco criativo, previsível e absolutamente cauteloso. Um time burocrático, exageradamente precavido , e que joga apenas em função do resultado. Uma seleção descaracterizada, sem ídolos, e que não desperta paixões no imaginário popular. Um time competitivo, que pode até ganhar a competição, mas que não acrescenta nada ao folclore futebolístico nacional.
Fico impressionado com a falta de referencia simbólica desse grupo. Uma seleção fria, racional, tecnicista e empresária. Um time que infelizmente não conquista o amor, nem tampouco traduz a identidade do povo brasileiro. Parece que os traumas de Copas anteriores, quando jogavamos um futebol bonito e alegre, que encatava o mundo mas que teve alguns revesses dentro de campo, nos fez optar por um futebol sem brilho. É isso que pensa o nosso ilustre técnico e sua comissão.
É que pra mim o futebol brasileiro sempre foi arte, beleza, plasticidade e pintura. Sempre representou o imprevisível, o imponderável, e o domínio do improviso, da habilidade e da maestria, frente às táticas e às forças físicas. Não será assim dessa vez.
Também sinto a ausência de um grande ídolo. De alguém que simbolize a cara dessa seleção, e que desperte o encanto do povo brasileiro. Como Romário foi em 94, e como Ronaldo havia sido nos três últimos mundiais. Acho que essa seleção não tem rosto, não tem nome, e nem definição. E seria tudo isso, o resultado nefasto da excessiva profissionalização e mercantilização do futebol? Seria a falta de ousadia de Dunga em levar jogadores mais habilidosos, mas que ainda são "promessas"? Seria tudo isso? Sei lá! Mas que essa seleção é xoxa, sem graça, e pouco empolgante, isso é fato. Se vencer, não sei se fará alguma diferença.
O pior de tudo, foi ter que ouvir o discurso ufanista da comissão técnica. "Vamos apoiar o Brasil sobre qualquer circunstância"! "Vamos ser patriotas e torcer pela nação de um jeito ou de outro" ! Isso, além de ser um discurso ultrapassado, especialmente num mundo globalizado e sem conflitos ideológicos, é algo difícil de se imaginar através de uma seleção sem alma e cara de Brasil.

Abaixo divulgo a lista de jogadores, e depois faço alguns comentários.

GOLEIROS
Julio César (Inter de Milão), Doni (Roma) e Gomes (Tottenham).


LATERAIS:
Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Inter de Milão), Gilberto (Cruzeiro) e Michel Bastos (Lyon).

ZAGUEIROS:
Lúcio (Inter de Milão), Luisão (Benfica), Juan (Roma) e Thiago Silva (Milan).

MEIO-CAMPISTAS:
Elano (Galatasaray), Felipe Melo (Juventus), Gilberto Silva (Panathinaikos), Josué (Wolfsburg), Julio Baptista (Roma), Kaká (Real Madrid), Kleberson (Flamengo) e Ramires (Benfica).
ATACANTES:
Robinho (Santos), Nilmar (Villarreal), Luis Fabiano (Sevilla) e Grafite (Wolfsburg).
Discordâncias
 

1. Em nome de que Dunga convocou um meio de campo tão pouco criativo? Um monte de volantes e meio campistas previsíveis que só sabem jogar a bola para o lado, bater ou desarmar. Poderia ter convocado Ronaldinho Gaúcho e Paulo Henrique Ganço para darem um toque de habilidade e criatividade ao time. O único jogador criativo desse meio de campo é o Kaká, que ainda por cima está se recuperando de lesão.
2. Por que levar Gilberto Silva? Jogador totalmente ultrapassado, grosso, brucutú, de quem nem se escuta falar mais nada.
3. E para que levar Felipe Melo? Jogador destemperado, nervosinho, que se desespera por qualquer coisa. Quer arriscar ficar com um homem a menos num jogo decisivo? Além do mais, o cara fez uma temporada patética pela Juventus da Itália.
4. Convocar o Kléberson e não o Ganço é incoerente. Nem precisa de muitos comentários.
5. Me diz: o que o Michel Bastos fez para merecer estar na Copa? Era jogador do Figueirense, hoje é reserva do Lyon, e quase nem jogou pela seleção. Era preferível levar Kleber ou André Santos como reservas da posição.
6. Por que em nenhum momento jogadores como Thiago Motta e Maxwell foram testados pelo Dunga? E por que seus nomes nem foram cogitados se jogam bem mais do que alguns dos convocados em suas posições?

Concordâncias

1. A principal delas, não levar o Adriano. Levá-lo significaria que no mundo não é preciso trabalho, esforço, dedicação e comprometimento para se ganhar algo na vida. Se existe a personificação do que é ser vagabundo, sanguessuga e safado, ela se chama Adriano. Adorei! Ele que assista a Copa cheirando pó em algum morro do Rio de Janeiro.
2. Não convocar o Neymar. Muleque, arrogante, imaturo, iludido. Se a seleção é o excesso de seriedade, este garoto é o excesso da falta de seriedade. Precisa amadurecer muito para jogar uma Copa do Mundo. Se o time do Santos fosse formado só por muleques com a cabeça dele, não teria sido nem campeão paulista.
3. A não convocação do Roberto Carlos. Jogador experiente, mas já numa idade avançada para um torneio curto e de grande intensidade. Estigmatizado por falhas nas Copas de 98 e 2006, apesar de ter ganho a de 2002. E outra, se for para levá-lo como reserva, é melhor mesmo levar outro e já ir preparando-o para a próxima Copa. Alem do mais, é um jogador que já teve seu momento. Disputou 3 mundiais, ganhou um, já não se empolga tanto com a oportunidade e o fato.

Essas são minhas opiniões.
Concordem, discordem, opinem.

Abraços.

21 comentários:

Mayer disse...

Ouvi atentamente a entrevista do Dunga no rádio de hoje enquanto estava circulando com o carro, e pude perceber umas coisas.

Primeiro: o Dungam querendo ou não, nos fez despertar o interesse novamente pela seleção brasileira. Acho que a ultima vez que houve tanta ansiedade para uma coletiva como essas foi...não lembro...mas faz tempo.

Segundo: o Dunga veio com o discurso de futebol tático, tecnico, comprometimento. Isso vai de encontro ao que o futebol é. Concordo que levar a molecada do Santos não ia resolver muita coisa, mas querer tirar da lista um jogador malandro e moleque - e sobre tudo artista - é ir contra a própria natureza do futebol.

Terceiro: Ele falou sobre a convocação de jogadores que tem paixão pela camisa. Se esse fosse um critério valido, então, a torcida do Corinthians teria jogado a Libertadores e ganhado oras.

Quarto: ele foi questionado sobre a convocação do Doni. Disse que ele ficou na reserva depois dele ter brigado com seu clube para jogar na seleção, contra a Inglaterra. Dunga: 'senti isso comprometimento dele, amor pela seleção'. Conta outra. Então, quer dizer que, mesmo sendo titular, mas jogando mal, ele seria convocado só porque peitou o clube?

Quinto: Fora Robinho. Ele é coadjuvante no Santos.

Sexto: Não temos - como temia - uma cara, como disse o post: Messi é a cara da Argentina, Torres da Espanha, até os EUA tem, com o Donavan, que alias, espero ve-lo brilhar nessa Copa. E o Brasil?

Setimo: Dunga falou muito das conquistas que esse time já teve (por que essa seleção não mudou muito desde que ele assumiu) Mas se não levar a Copa, todos os titulos serão esquecidos.

11 de maio de 2010 às 16:27
Marcelo Mayer disse...

eu quis vomitar quando vi o nome do josué. juro! eu já tava preparado para vomitar com o elano, mas era previsível. gilberto silva? esse vomito faz tempo.

não posso reclamar da dupla de zaga lúcio e thiago silva. como diz o laurindo, do desmanche, te-los em campo é 50% de não tomar gol e mais 50% de fazer.

e agora fica minha pergunta. tirando daniel alves, oq temos na reserva?

sem mais... maldito dunga!

"quem tem coerência é porque não consegue ter outra ideía"

11 de maio de 2010 às 18:33
Mayer disse...

e complementando a falta de coerencia:

Dunga disse que Ganso não foi convocado por que não tinham o testado. Ele disse: "em dezembro ele era reserva, e só em fevereiro e março eles despontaram. Como vou colocar eles numa Copa?"

Pois é...o Ganso está entre os 7 suplentes. Legal. Tomara que um dos 23 se machuque, para o Ganso entrar. Mas cadê a coerência? Se é para ser coerente, ele nem deveria estar nessa lisra dos 7. Nem mesmo o Ronaldinho Gaucho, que também esta entre os 7

11 de maio de 2010 às 20:17
Tatiana disse...

...espero q opiniões femininas tb sejam válidas por aqui ;)...
Assim como Desmanche disse, essa seleção tá meio "xoxa", concordo... Já observaram tb a nação? Viram algum movimento? Alguma empolgação?...
(...)E por mais q eu seja flamenguista :), gostei de saber q Adriano não vai! Sim pq se ele um dia foi exemplo de superação, força e raça, hj ele é exemplo de babaquice e "vagabundice". Fod*@$ o q ele faz com a vida, mas ele devia saber q é exemplo pra muitos jovens por ai... talvez agora ele aprenda! (mto bom texto)

11 de maio de 2010 às 20:44
Desmanche de Celebridades disse...

Desculpa Fábio, mas acho que o interesse pela seleção está muito mais relacionado à sociedade do espetáculo, que torna tudo notícia e exploração midiática demasiada do que encanto e expectativa por um futebol bonito da seleção. Hoje em dia tudo é muito noticiado, até o esgotamento, mas não necessariamente traduz maior interesse, na minha opinião.

11 de maio de 2010 às 20:45
Desmanche de Celebridades disse...

Concordo Tatiana,
A mídia vive de notícias. Como o aparato midiático esta cada vez maior, as notícias são em maior número, intensidade. Mas o povo nunca esteve tão desinteressado.

Sobre o Robinho, detesto ele em vários sentidos, mas acho que na seleção ele dá certo. Infelizmente.

11 de maio de 2010 às 21:04
Mayer disse...

é verdade Desmanche, mas há um detalhe que acho interessante: esse interesse pode não ser visto como algo positivo. Desde de 1998 que eu não faço questão de torcer para o Brasil, e sempre torci contra só (com pouquíssimas pessoas). Hoje, eu vejo uma grande parte torcendo para o Hexa brasileiro, mas uma parte muito grande também torcendo pelo fracasso da seleção. Não lembro de ter visto algo assim antes. A vontade de ver o Dunga fracassar é um desejo de muitas pessoas.

11 de maio de 2010 às 21:32
Marcelo Mayer disse...

discordo da tati. prefiro ver um adriano cuspindo na cara da CBF do que ver um nilmar pegando conselhos baixos de dunga pra tentar carreira num time médio da espanha, sendo que poderia ter tido um brilhante brasileiro 2009. falta jogador que meta o dedo na cara da seleção. pq neto nunca jogou em uma copa? pq edmundo foi reserva num ano que foi artilheiro do campeonato? e por ai vai...

11 de maio de 2010 às 22:08
Marcelo Mayer disse...

o melhor daqui é que os colaboradores do blog discordam entre si. hehehe... futebol!

11 de maio de 2010 às 22:09
Anônimo disse...

Vou comentar de futebol só no Desmanche de celebridades. só pra contraria...hahaha!!
laurindo...

11 de maio de 2010 às 23:10
Gustavo Moura disse...

Desmanche, concordo com seu ponto sobre o estaculo. Mas também concordo com o Flaming Pie. Trabalho no shopping aqui em SP e ontem na hora da convocacao, todo mundo parou na frente das lojas que vendem TV para olhar.

Ate mesmo lojas de outros produtos tinham uma TV ligada. E por incrivel que pareça, o sistema de som do shooping transmitiu a coletiva do Dunga pela CBN. Não lembro de ter visto isso em 1986, 1990, 1994, 1998, 2002 e nem em 2006. Não sei se ese intertesse foi bom ou ruim, ai é com vcs, mas nunca vi algo tão grande quanto o que vi ontem,

12 de maio de 2010 às 14:24
Henrique Rika disse...

O interesse pela seleção amentou, e foi sim por ver um futebol bonito. Basta ver as manifestacoes para ter Ganso e Neymar no time brazuca. O pessal ta cansado de ver só esquema em jogo. Talvez seja eu que esteja com trauma ate hoje por causa do quadrado magico do Parreria em 2006.

Mas muito legal o espaço que voces criaram. Parabens. Voltaei aqui mais vezes

12 de maio de 2010 às 14:32
Ana Seerig disse...

Bah, concordo contigo: essa selação não tem ídolo. Não há ninguém que vá marcar. Se ganhar o hexa, não haverá nada pra ser lembrado.
Não há ninguém entre os convocados que possa nos fazer dizer 'Sempre há o Fulano para salvar o jogo'. Não temos Fulano, nem Cicrano, nem Beltrano.
Sempre achei ridícula a escolha do Dunga para técnico da seleção. Ele nunca treinou um time e vai direto pra Seleção?
Mas já tô desiludida com o Brasil desde 2006. Digam o que disserem, torcerei pela Alemanha. E se a Argentina ganhar, também não ficarei tão decepcionada. Pelo menos não com a Seleção que temos...

12 de maio de 2010 às 18:21
Anônimo disse...

ah, hoje tem flamengo jogando pela libertadores.
Se o timão tivesse passado, ele é que jogaria. hahahahahahaha!!
brincadeirinha gente.
Acho que será tão sofrido quanto fora a peleja contra o Corinthians.
laurindo...

12 de maio de 2010 às 18:22
Desmanche de Celebridades disse...

Po Laurindo, fala de futebol onde quiser. Eu tb não vou parar de falar de futebol no desmanche so por causa do Bola na Rede.

E interessante a análise do Henrique hein? o interesse seria uma esperança de que Dunga chamasse esses artistas da bola?

E Fábio, isso é vdd mesmo. Tem muita gente torcendo a favor, e muitas torcendo contra. Os que tão torcendo contra tão num numero maior q qquer época. A ESPN por exemplo já ta mostrando isso claramente né? Ta anti-Dunga total.
Viram o Felipe Melo desligando o tel. na cara do PVC???

12 de maio de 2010 às 19:25
Desmanche de Celebridades disse...

E Laurindo....na real vai, se vcs passaram do corinthians, é claro que agora vão até a final do torneio porra.

12 de maio de 2010 às 19:29
Tatiana disse...

Desmanche, mas é óbvio!!! O maraca é nosso!
Marcelo, engraçado! Já falamos sobre o Adriano, foi na Augusta?...Bom, pelo menos ele assumiu o erro! ...
...Lembrei deste post, hj no trabalho. Discutíamos futebol em plena hora de almoço... A conclusão q chegamos foi: 2010 não será nosso... ou vcs se esqueceram que a próxima Copa será em casa?? Ai tirem suas conclusões...

12 de maio de 2010 às 20:00
Marcelo Mayer disse...

por falar em mengo. ô torcida de bosta! nunca vi (a não ser a torcida do são paulo) vaiar um time pq toma gol aos 5 minutos de jogo.
vi isso tb contra o grêmio ano passado. torcida escrota.

12 de maio de 2010 às 20:19
Marcelo Mayer disse...

desculpa gente, é meu lado corinthiano falando bem alto. e sei que vão vir com "mas perdeu da gente" e todo esse bla bla bla

12 de maio de 2010 às 20:22
Tatiana disse...

não existem torcedores: corinthianos, botafoguenses, vascainos, tricolores.... existem sim, anti-flamenguistas... pois afinal, já levaram um sacode do mengão, né, ai fica dificil! Bora curtir o bom futebol, gente!! Vamos esquecer as diferenças, rs

12 de maio de 2010 às 21:36
Gui Augusto disse...

Para mim, não interessa se a seleção tem algum ídolo ou não, o que importa é que ganhe, não acredito nesse negócio que vc disse de "folclore", esse negócio de tradição, até porque 2006 não foi lá essas coisas...

Quanto a frase: "seleção que não tem rosto, não tem nome, e nem definição", acredito piamente que esse nome, esse rosto, vai nascer nessa copa, tem chances de tal. Apóio o Dunga na escolha de uma seleção meio "anônima", sem estrelinhas (só o robinho e o kaká, mas o kaká pelo menos joga, o robinho é descartável).

Eu gosto do Dunga, acho que ele foi muito corajoso (burro, pra maioria...) nessa convocação, em enfrentar o senso comum da opinião brasileira, embora eu concorde que foi um equívoco deixar o Ganso apenas na lista dos 7 ao invés de chamá-lo de vez... Gosto também de como o Dunga responde todas as perguntas e todas as críticas sem titubear e como ele leva a sério o que está fazendo, afinal este é o primeiro passo para as ações corretas e bem feitas: acreditar no que está fazendo e ter segurança disso...

Eu gostei do seu texto, discordo nesses pontos que eu citei, e concordo também com a falta de senso de alguns nomes que realmente eu não entendi o que fazem na lista, como Kléberson e Michel Bastos...

Mas apesar de todos os pesares, eu boto fé sim nessa seleção, vou torcer pro Brasil com afinco, vou me entristecer se perdermos, vou me alegrar em dobro se ganharmos, porque eu faço parte de uma minoria que apóia o Dunga!


(ódio viking e infinito só vou contrair mesmo se a França ganhar essa Copa, como eu ouvi alguns mau agourentos comentarem... Essa merda de time ladrão que nem merecia estar nessa Copa! Aí eu desisto de futebol de vez...)

13 de maio de 2010 às 19:53