segunda-feira, 17 de maio de 2010

O Futebol do Design


Por Fábio Mayer Kafrouni - Dizem que futebol é arte, é elegância, é "uma caixinha de surpresas". Concordo. Mas não posso deixar de mencionar que o futebol é Design sim senhor. É impressionante como grandes clubes - e pequenos também - investem cada vez mais em design, tanto no brasão do clube quanto no uniforme.


A escolha das cores, a disposição dos elementos, tudo é pensado na hora de criar a camisa. Hoje em dia, os clubes querem mais uma camisa bem pensada, bonita, que seja lembrada do que apenas uma...camisa de futebol.


Veja dois exemplos de excelentes composições gráficas para os clubes.

Primeira, a camisa do Barcelona:



É impossível hoje em dia não reconhecer a camisa deste grande clube. O contraste forte entre as cores e também o restante dos elementos em amarelo.


Outro exemplo é a camisa do Manchester United. O vermelho forte (com pequenos destaques de tons sobre tons) é referência em Design puro e simples.



Porém, tem algo mais que diferencia essas e tantas outras camisas de clubes: a disposição do patrocinador. Vejam como nesses dois exemplos, o patrocinador é inserido dentro do contexto da camisa. Não é simplesmente jogado lá. Essa é grande diferença do cuidado com o Design que os clubes europeus tem que por aqui não tem. É impressionante o desleixo que os patrocinadores fazem para expor sua marca e esquecer da camisa do clubes.


Só para citar alguns exemplos: São Paulo, Corinthians e Flamengo. (podem fazer a zuação, mas essa do São Paulo foi a que melhor encontrei para este post)








A impressão que me passa é que para o patrocinador, a camisa do clube é um grande outdoor, para fazer propaganda e só. Nem as cores do clube se respeitam mais. Sem contar o exagero de exposição que fazem. É como se a padaria da esquina desse todos os pães do café da manha para o clube e por isso exigisse que sua marca fosse colocada na camisa, e em qualquer lugar. Todo espaço eles usam para isso. Note que há propaganda de diferentes marcas na manga, na frente, no ombro e até mesmo no suvaco, como o caso do Corinhians patrocinada pela Avanço. Sem mencionar a propaganda no short traseiro do Santos. E as cores azuis usada na camisa do São Paulo? E o que fizeram com a camisa do Flamengo? Por anos ela não teve patrocinador a mostra, e quando teve era a BR, mas de uma maneira que não destoava da camisa. o Logo da BR era todo branco e só. Hoje em dia, tem a Batavo, toda azul na camisa. a BMG toda laranja na manga. Ver jogos de futebol de times brasileiros é como comprar uma revista de anúncios.


O jeito é não ligar para isso. Mas que poderia ser mais elegante, isso sim poderia.


PS: saudades das camisas retrôs...


Fábio Mayer Kafrouni é designer, idealizador da The Flaming Pie (junto com Soraia Kafrouni) e comentárista meia-boca de futebol. Sua TV fica obrigatóriamente ligado nas quartas e domingos (e quinta e segunda também, afinal, tem bate-bola do dia seguinte).



17 comentários:

Desmanche de Celebridades disse...

Alguém reparou na simplicidade, sofisticação e beleza absurda da camisa do Universitário do Peru??? Aquele time que jogou contra o SP nas oitavas de final da libertadores desse ano??? Que camisa linda!!! Comprarei uma futuramente inclusive.

17 de maio de 2010 às 14:33
Mayer disse...

Desmanche...por acaso é essa? http://bit.ly/aNrLLt

Excelente camisa!

17 de maio de 2010 às 14:54
Tatiana disse...

Sempre pensei nisso tb...
As camisas q gosto: a do Boca Juniors (Argentina), vibrante demais. E Palermo (Itália), justamente pela falta de destaque ao patrocinio.

17 de maio de 2010 às 16:19
Anônimo disse...

Mas isso mostra como é a mentalidade por aqui. As pessoas acham que gastar com design, marketing, publicidade é gasto e não investimento.

É contratar gente de qualidade que as coisas melhoram.

Os clubes precisam enxergar isso. Usar os jogadores pra promover o clube (já que pagam os tais direitos de imagens) e isso não deve acontecer só no lançamento de um uniforme novo.

POr falar em uniforme, aquele do Flamengo é coisa de outro mundo. Vai ter mal gosto na cada do cacete viu...

17 de maio de 2010 às 18:05
Fefê disse...

Estas camisas de clubes brasileiros são, de fato, feias demais, mas talvez seja por necessidade. Eu não conheço o cotidiano financeiro dos clubes, mas talvez os mesmos não tenham condições de se bancar sem vender a camisa, literalmente. Afinal, nos exemplos de Barça e Manchester, ambos clubes são bancados pelos torcedores-sócios.
Eu não concordo que os clubes não se preocupem com o design, mas que apenas o considerem no que for comercial. Prova disso é a camisa do Santos (na minha opinião a atual mais feia do Brasil, com o patrocínio Seara) que, ao produzir a camisa pra venda, apenas o fez sem patrocínio ou com patrocínios discretos, como o da Umbro, mas sequer lançaram um modelo com o patrocínio Seara.
E, só curiosidade, a UNICEF não patrocina o Barça, ocorre o contrário. O clube investe na Org. e, de quebra, faz um marketing.

17 de maio de 2010 às 20:14
Mayer disse...

Fernando, tem razão sobre o Unicef, mas no caso dos clubes europeus tem um detalhe pertinente: só a grana dos sócios-tocedores não bancam jogadores dos clubes. Imagina um time que tem Messi, Daniel Alvez, Ibrahimovich e tanto outros. Ou então o Manchester que tem muitos jogadores caros. O Real Madrid então? Só torcedor não banca. Eles devem ter mais um patrocinador. Mas a maneira como eles disponibilizam é impressionante. Mostra respeito pela camisa. Pode haver um sistema de cota: quem banca mais, aparece na camisa. Os outros vão em placas nos estádios, que também convenhamos, são muito superiores. Além do mais, por lá, os patrocinadores bancam também a transmissão de muitos jogos. E isso já levanta uma boa grana.

Falta aqui respeito do patrocinador pela camisa.

17 de maio de 2010 às 21:04
Land disse...

Fernando, comprar uma camisa sem patrocinio é demais, mas que graça tem ver o seu time pela TV ou ir nos estádios e ver os jogadores com essas estampas ridiculas e amadoras?

17 de maio de 2010 às 21:06
Marcelo Mayer disse...

a camisa do são paulo é a mais ridícula para patrocinadores. aonde colocar, vai ficar escroto.

17 de maio de 2010 às 21:29
Marcelo Mayer disse...

porém, como um bom corinthiano, não posso deixar de falar que a mais bonita é a do corinthians listrada. modelo de 1977, ou era socratres

aliás, vale lembrar que certos patrocínios faziam parte do clube literalmente. teve época que era impossível lembrar de uma camisa do corinthians sem descrever kalunga. ou flamengo sem lubrax

17 de maio de 2010 às 21:34
Desmanche de Celebridades disse...

Essa mesma Fábio. Achei discreta e bastante simbólica.

E realmente, os uniformes do SP com esse ASSOLAN gigante escrito, e o do corinthians com essa enxurrada de patrocínios ficaram estranhos. Mas tem algumas camisas de times brasileiros que tão bem bonitas. Achei a do botafogo muito legal, o do sport é sempre bacana, entre outras.

E Britu, é verdade o que vc disse. Alguns patrocínios entram mesmo para a história do clube. Corinthians e Kalunga, SP e IBF, Palmeiras e Parmalat, Boca Juniors e Quilmes, Colo-Colo e Banco Nacional, entre outros. Para os iniciados em futebol, há tempos atrás um clube ficava com um mesmo patrocinio durante anos, algo que hj não se vê mais por aqui.

17 de maio de 2010 às 21:48
Gustavo disse...

Muito bem colocado o ponto:
Interessante notar que em nenhum momento do post, se fala contra o uso de patrocinadores nas camisas dos clubes. Mas é a favor do uso sim, mas dentro do contexto, do design da camisa e uso correto de cores.

Um exemplo: dias atrás estava numa coletiva de impressa do Grêmio. Sim, eu torço para o Grêmio. E vi o abusrdo do patrocinio da Coca-Cola em vermelho! E a antiga rixa de cores entre gremistas e colorados? Houve uma epoca em que as cores dos clubes eram respitadas. A Coca já patricinou outras vezes mas sempre estampou em preto sua marca nas camisas gremistas. Agora, em vermelho? total desrepeito. em contar que joga um banho de agua fria na rivalidade Gre-Nal..

18 de maio de 2010 às 09:47
Henrique Rika disse...

"Ver jogos de futebol de times brasileiros é como comprar uma revista de anúncios." Muito bom!!!!

Shop Time Futebol Clube

18 de maio de 2010 às 11:46
Gustavo Moura disse...

Gostei desse post. Até tenho uma sugestão para os editores: uma série de Design do Futebol, pq nao so camisas, mas brasões por exemplo.

Mas a camisa do Corinthians ano passado ainda tava pior, com aquele patrocinio do "Bau da Felicidade" nos dois ombros. Terrivel!

Tem clubes europeus que tem camisas feias tb, mas a beleza dos jogos de lá e brincadeira. dá gosto de ver. Mas no final das contas, o q importa é o resultado final ou o espataculo dos times em campo, seja a camisa bonita ou nao

18 de maio de 2010 às 12:59
Mayer disse...

Verdade Marcelo: a camisa do São Paulo é ingrata para patrocinadores. O inicio da temporada 2010 jogaram sem patrocínio e a camisa era bem mais agradável. Mas nunca gostei da disposição deles. Mesmo a época da IBF, TAM...a marca do lado esquerdo do peito...muito ruim.

Agora, Desmanche, a atual politica no Brasil de patrocinio impede - ou desfavorece - os patrocinadores dos clubes. O sistema europeu fez dos clubes empresas, onde cada torcedor é um cliente também. Mais receita para o clube. Hoje aqui, a grana fica com o patrocinador, ai quando ele sai, o clube fica sem um tostão. Não tem fidelidade do clube com a empresa. Se o clube vai mal, o patrocinador já sai fora. Isso não acontece tanto na Europa. Mesmo porque lá eles dão apoio aos torneios como se fossem a Copa do Mundo, e mesmo quando o clube vai mal, a exposição da mídia em cima do patrocinador é muito forte. Grana pra eles.

Tentaram fazer isso aqui com a MSI e o Corinthians, mas deu no que deu...aqui, o sistema deveria ser outro.

18 de maio de 2010 às 13:08
Desmanche de Celebridades disse...

Hahahaha,

Então Gustavo, ontem mesmo eu pensei em fazer um post sobre escudos de times, e uma eleição dos mais bonitos. Primeiro no Brasil, e depois internacional. Pensei até em colecioná-los junto com o meu irmão.

18 de maio de 2010 às 15:02
Desmanche de Celebridades disse...

Camaradas de blog, o próximo post é meu, ok!? Publico amanhã ou quinta.

Abraços.

18 de maio de 2010 às 21:36
Marcelo Mayer disse...

é... muito bem pensado na escolha da foto do são paulo

(meu lado corinthiano falando mais alto)

19 de maio de 2010 às 01:42