quinta-feira, 17 de junho de 2010

Forlan forlou o fanfarrão

Por Mayer Kafrouni - Poderia aproveitar a oportunidade de criticar a Espanha e mostrar o quanto ela decepcionou. Mas não vou. Fazer isso seria desmerecer o chocolate que a Suíça deu. E que chocolate. Defesa muito bem posicionada. Por que deixar chutar não é sinonimo de má defesa. Boa defesa não é aquela que impede o chute, mas aquela que não dá boa visão para tal. E a Espanha, oras, não foi de todo mal. Eles não se entregaram em campo, apesar desse discurso redeglobolistico de que na primeira “rodada todo mundo se estuda e arrisca pouco”. A Espanha arriscou sim e muito. Uma pena que a mira das canelas não eram lá essas coisas. Mas a Suíça era veloz em contra-ataque. Alias, teria feito mais se as invertidas de jogadas fossem melhor executadas. Um jogo digno de Copa, pena que o placar nem tanto. Agora fica o aviso: a Espanha não terminou a Copa ainda. Alias, podem parar de comemorar torcida do Dunga. Com esse resultado é capaz da Espanha se classificar em segundo do seu grupo. E se o Brasil segue em frente, pegará a ‘Furia’ logo nas oitavas. E lá nas oitavas, a coisa muda de figura. Italia em 2006 é uma prova disso.


E as vuvuzelas se calaram hoje. Bem que poderiam usá-las para vaiar o Parreira, por que para mim, sua atuação foi importante para a derrota. Sei não, mas a Bafana-Bafana tá com cara de “quadrado mágico” que afundou certa seleção anos atrás. Seria mera coincidência? Cadê o esquema vitorioso de Joel ano passado que quase tirou o o pais do Dunga da final? Ah sim, deve tá no meio das papeladas da mesa do Ricardo Teixeira. A verdade é que o “Kiko” brasileiro faz estrago por ande passa. A única vez que ele fez algo de útil foi como treinador de goleiros em 1970, e em 1994 se não fosse o Zagallo nos bastidores...sei não. Muito meio de campo pro ataque. Será que esqueceram de avisar que existe laterais para ele? Dó dos jogadores que nada tem haver com as intrigas da CBF. Ou dó da torcida. “Vaiazela” no Parreira. Agora, quanto a Celeste, bem, enfim poderei falar de uma seleção excelente. Forlan foi o cara do jogo. Golaço de fora da área. Ainda bem, porque já estava cansado de ver gols de cabeça ou erros de goleiros. O cara tem pinta no campo. Gol de penalti não é pra se comentar muito, a não ser que tivesse batido como o Rincon na semi do Paulistão em 1996. Forlan no terceiro gol fez algo que admiro muito: visão de jogo. Inverteu a jogada, ele quase metade do campo para a linha de fundo, o que resultou num gol que acho espetácular: cabeçada pro chão antes de entrar no gol, apesar de ter sido desengonçado. Que essa vitória seja “um pedala” na testa do Parreira e CBF para não mais se intrometer no que não é seu.


E fica a sessão cultura: há 20 anos que o Uruguai não ganhava em Copas do Mundo. E para variar, na ultima vitória, Uruguai também jogava toda de branco. Quem sabe assim passa um corretivo no Parreira logo de uma vez.



PS: o jogo do Chile nem sei o que dizer...perdi hora. Como foi?




Mayer Kafrouni é designer, idealizador da The Flaming Pie (junto com Soraia Kafrouni) e comentárista meia-boca de futebol. Sua TV fica obrigatóriamente ligado nas quartas e domingos (e quinta e segunda também, afinal, tem bate-bola do dia seguinte).

10 comentários:

Jééh disse...

Velho cê tá recebendo apoio de alguma ótica pra usar uma fonte tão pequena nesse texto? O.O

...mas relevando, o texto ficou show e a Suiça contra Espanha quem diria hein? :O
a minha única tristeza no jogo Uruguai e Africa do Sul, foi isso praticamente ter posto um fim na festa dos bafanas-bafanas nessa copa, fora isso, belo jogo ^^

tbm não vi o jogo do Chile, só sei que foi o único dos resultados que acertei dos jogos de hoje ^^

16 de junho de 2010 às 23:00
Marcelo Mayer disse...

tem gente que leva a sério esse cara.
e lembrou bem... bons tempos do joel a frente desses caras. a espanha e brasil que o digam.

17 de junho de 2010 às 08:13
Gustavo disse...

Que categoria tem o Forlan. Muito mais ele que o Kaká. Impressionante como ele ganhou todos os lances. Cada escanteio que ele bateu, ele acertou seus companheiros.

17 de junho de 2010 às 14:12
Desmanche de Celebridades disse...

HAHAHAHA,

O Comentário mais engraçado dessa Copa acaba de ser pronunciado pelo jornalista Chico Lang, que disse o seguinte:

"bom, o japão já ganhou de camarões e perdeu da argentina...então agora só resta pra eles tentar ganhar da holanda pra se classificar".

Ou seja, Chico Lang acha que japão e coreia do sul são a mesma coisa. E mais, não achou estranho o Japão/Coréia jogar dois dias seguidos. E mais ainda, nem olhou a tabela da porra da Copa, kkkkk.

17 de junho de 2010 às 18:26
Desmanche de Celebridades disse...

O único lugar onde o esquema do Parreira deu certo jogando bonitinho e ganhando foi no Corinthians.
A seleção de 94 era dose de ver, mas foi bem sucedida, voltou com o caneco. O Parreira vive dela até hoje.

17 de junho de 2010 às 18:29
Leandro Lourenço disse...

Ah, mas na boa, só quem é muito inocente acreditaria que esse time a África do Sul chegaria em algum lugar. Time ruim demais, sem nenhum jogador de peso. Muito diferente de outras seleções africanas, como a Costa do Marfim.

Sem querer defender o Parreira, até porque nem gosto dele, mas Joel Santana não ia dar jeito nessa bagaça nunca.

Copa do Mundo é outra coisa. E Joel cansou de apanhar por lá.

17 de junho de 2010 às 19:40
Desmanche de Celebridades disse...

Sou obrigado a concordar com o Lemão. Não que eu seja um entusiasta do Parreira, mas nem o Mourinho(sim, sou fã do cara) dava jeito na Africa do Sul.

17 de junho de 2010 às 19:42
Ana Seerig disse...

E ele é tão besta que não percebe que é melhor se aposentar e parar de fazer fiasco por aí... Eu realmente não sou de reclamar o implicar com técnicos e afins, mas o Parreira... Bom, aquele idiota quadrado mágico explica tudo...

17 de junho de 2010 às 21:02
Mayer disse...

Pois é, mas ainda sim, o que fizeram com o Joel foi bem injusto. Ele merecia ir para essa Copa muito mais que o Parreira... "time play good, in the middle of field and center field. Gol not out but we very good time" Demais!

17 de junho de 2010 às 22:40
Desmanche de Celebridades disse...

É, entre parreira e joel, é joel na cabeça. Nisso os sulafricanos erraram.

18 de junho de 2010 às 19:56