sexta-feira, 11 de junho de 2010

Sem surpresas



por Marcelo Mayer

Nenhuma surpresa. Um empate justo entre África do Sul e México, embora uma bola na trave tenha tirado meus pontos no bolão. Seria um resultado certeiro e quem vos escreve estaria mais satisfeito e Parreira continua sem ganhar um jogo como técnico de outra seleção. Paciência, né Teixeira? E claro, Parreira ensinou muito bem o jeito malandro de bordel brasileiro de jogar. Foi um festival de cai-cai. Na primeira oportunidade, a África do Sul fez o árbitro de bobo, e caiu no jogo africana. Uma boa aula de faltas cavadas. Pelo México, a torcida fez bonito. Fantasias do Chapolin completaram a festa, mostrando que sim, nós temos cigarros, tequilas e super-heróis. Enfim, primeiro tempo, maracas. Segundo tempo as vuvuzelas. Justo. Nada mais. O gol de empate do México matou a saudade do campeonato capixaba. Pura falta de competência dos zagueiros.

E a Jabulani? Realmente o problema não é dela e sim dos pés que correram nos dois primeiros jogos desta Copa. Como um centroavante de seleção, o francês Gavou, perde um gol daqueles aos sete minutos da primeira etapa? Gavou já era criticado dentro da própria seleção, agora Henry precisa dar uma mãozinha e resolver esse fraco ataque francês. E de mão, ele entende.

Como foi uma rodada sem surpresas, o Uruguai mais uma vez mostrou o motivo de sua fama. Na estreia, um cartão vermelho. Lugano, o paparicado tricolor (ainda procuro motivos para tal demonstração de afeto) recebe mais uma vez um amarelo. Cinco cartões amarelos? Num jogo de Copa do Mundo? Arbitragem rígida ou burrice coletiva? A segunda opção cai como uma chuteira, tratando-se de Uruguai.

Aguardamos os próximos jogos. Amanhã, estreia da Argentina e o jogo mais perigoso da Copa em questão de segurança internacional: Inglaterra contra Estados Unidos. Porém, o atentado maior já foi feito: Carlos Eugênio Simon vai apitar. Só aguardar.


26 comentários:

Desmanche de Celebridades disse...

Acertei os dois resultados, inclusive o placar, e tomei a dianteira do bolão dos professores.
Por isso achei o jogo da França emocionante, pq fiquei torcendo pra ela não fazer gol no fim do jogo. E só por isso foi emocionante. Q jogo chato!
Mas o jogo de estreia foi muito bom. E que golaço do sulafricano hein? Estará entre os mais bonitos da copa certeza.

11 de junho de 2010 às 18:38
Mayer disse...

Já que é pra descordar, nem mesmo nós do Desmanche nos entendemos. Gostei do jogo da abertura. As minhas razões:

Era a Africa do Sul. Apesar de ter o Parreira, esse país deu duro pra terminar as obras no prazo. E leve-se isso em conta um país que tem menos mão de obra que nós. A primeira etapa, monotona, mas o segundo tempo achei emocionante. Uma que a um time anfitrião nunca perdeu e a Africa não queria ser a primeira. Lances incriveis, assistências eficientes, bola na trave, penalti não marcado...tudo que um bom roteiro de futebol merece ter. E o México nunca ganhou em estréia de Copa do Mundo. E não querendo manter o jejum, jogaram tudo o que podiam. E futebol para mim é isso...não me importou o resultado, achei uma 1o jogo digno de Copa. Acredito que essas questões tornaram o jogo muito bom.

Já França e Uruguai, o que posso dizer? Achei divertido Henry reclamar de mão na bola na área uruguaia...sem moral alguma hehehe.

Agora, respeito cultura do país e seus habitantes, mas seria muito sensato proibir as Vunvuzelas...

11 de junho de 2010 às 19:24
Henrique Rika disse...

Já que essa é uma cobertura informal da Copa, não se pode exigir de uma Afica do Sul contra México, uma partida brilhante. O que foi apresentado lá é o que os dois times conseguem numa Copa.

Acho ruim exigir de um jogo inaugural a cara de uma final de Copa. Não tem nada haver.

11 de junho de 2010 às 19:35
Marcelo Mayer disse...

dizer que não teve surpresa foi uma tragédia pessoal pra alguém aqui?

11 de junho de 2010 às 20:59
Henrique Rika disse...

acho que nao, mas as opinioes de se o jogo Africa do Sul e México foi bom ou não variam. Nao tem tragedia pessoal nisso. França e Uruguai é unanime, foi ruim mesmo, mas quanto ao outro, varia

11 de junho de 2010 às 21:53
Marcelo Mayer disse...

foi um jogo justo
cada equipe mandou num tempo.

11 de junho de 2010 às 22:00
Vanessa disse...

eu sou da teoria que todo jogo deve ser jogado como decisão. tem que se exigir isso. no mínimo são tres jogos. se não entrar com tudo agora é tarde demais. se formos com o pensamento de acertar o time aos poucos, é tarde demais. e como

muito bom aqui, mayer

11 de junho de 2010 às 22:07
Desmanche de Celebridades disse...

Então Mayer, eu disse que gostei do jogo de estréia da Copa, no caso A. do Sul e México, assim como vc. Pelo que entendi, vc entendeu ao contrário? Ou eu entendi ao contrario o que vc entendeu?hahahaha.

12 de junho de 2010 às 00:11
Desmanche de Celebridades disse...

E discordo quanto as vuvuzelas Mayer. E nem é tanto por causa de cultura e tal. É por isso tbm, mas sinceramente depois q se acostuma com esse "trombone" de fundo, estranho e ver um jogo sem ele. Parece tudo silencioso demais. Estou adaptado e viciado.

12 de junho de 2010 às 00:19
Marcelo Mayer disse...

tb acho, desmanche. tirar as vuvuzelas é como pedir para os argentinos pararem de jogar papel higiênico no estádio. é sensacional!

12 de junho de 2010 às 00:30
Mayer disse...

Hehehehe...na verdade eu entendi que você gostou, o jogo me agradou sim...foi o que eu esperava para esse inicio de Copa...mas sei que o jogo não agradou a todos, e nem a todos do Desmanche...

E quanto as vunvuzelas, é...vocês me convenceram...o argumento sobre os papeis da Argentina foi certeiro

12 de junho de 2010 às 00:38
Anônimo disse...

tb acho desmanche....me parece que as corneta, igual auqlas que tinha nos jogos estudantis,..hahaha.., colocam uma certa pressão no jogo. Pressão pra que joguem mais.
laurindo...

12 de junho de 2010 às 00:55
Marcelo Mayer disse...

HAHAHAHA
boa laurindo!!!!

12 de junho de 2010 às 00:55
Desmanche de Celebridades disse...

Porra laurindo, que nostalgia agora.

Lembra das decisões de futsal dos jogos estudantis da nossa época? Aquele ginasio ficava com clima de uma decisão de libertadores entre tipo: penãrol e boca juniors. Até invasão de quadra e porradaria tinha, hahahaha.

12 de junho de 2010 às 01:09
Marcelo Mayer disse...

cyro x alves aranha era quebra pau...

12 de junho de 2010 às 01:31
Marcelo Mayer disse...

desmanche, viu pq a gente se identifica com o bairro do soweto? http://esporte.uol.com.br/ultimas/multi/?hashId=soweto-tem-um-time-de-garotos-chamado-corinthians-04029A3872E48913A6&mediaId=5119985

12 de junho de 2010 às 01:38
Desmanche de Celebridades disse...

É Britu, nessa época eu estava no selecionado de basquete do alves aranha, que perdeu a decisão para o cyro. Algo que inclusive representou meu childwood's end (fim da infância).

E impressionante isso do Soweto. Isso é o que diferencia o corinthians de outros times mesmo.

12 de junho de 2010 às 11:59
Desmanche de Celebridades disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Desmanche de Celebridades disse...

Caras, que delicia ver esse time da Argentina jogar no meio de campo e no ataque. E que horror ver essa defesa deles jogar pelo lado direito hein? Se não resolverem isso pode esquecer. Parece a avenida Juan Gutierrez.
Vou comentar os jogos de hoje ok?

12 de junho de 2010 às 12:03
Mayer disse...

Desmanche, beleza...amanha eu não poderei comentar, mas segunda é minha vez de analisar Holanda, Italia e Paraguai...vamos ver o que dá...

12 de junho de 2010 às 12:57
Marcelo Mayer disse...

amanhã não será um bom dia para comentar... cada joguinho chulo

12 de junho de 2010 às 13:10
Desmanche de Celebridades disse...

vamos ficar sem comentar os jogos de amanhã então. por mim não tem problema.

12 de junho de 2010 às 13:26
Desmanche de Celebridades disse...

putz, realmente britu. amanhã vai ser um dos dias mais chatos da copa.

argelia x eslovenia, falar o que ? gana x servia, quem se interessa?
alemanha x austrália. Justo a alemanha, que dentre as grandes seleções é a que joga o futebol mais chato de se ver.

É, podemos e devemos pular esse dia mesmo.

Que esse comentário sirva então de menção honrosa a esse diz da copa que deve ser esquecido, hahahaha.

12 de junho de 2010 às 13:36
Marcelo Mayer disse...

amanhã é dia de churrasco em soweto. não esqueça

12 de junho de 2010 às 13:39
James disse...

Quero ver se amanha teremos lances lindos apesar dos joginhos. Ai quero ver a cara de vcs. Lembrem-se que Holanda, Brasil, Inglaterra, etc já foram timinhos e ja fizeram joguinhos

12 de junho de 2010 às 17:09
Gustavo Moura disse...

Como assim não vão comentar?
Cadê a grande cobertura de vocês? Cadê a melhor cobertura informal que teremos na web? Vocês falam do "Curintia" de Soweto e não vão comentar a rodada de amanha?

Vocês aceitam ma analise de um convidado? Se toparem, eu faço a analise como convidado, topam?

12 de junho de 2010 às 18:11